Novas tecnologias auxiliam pessoas com deficiência
06/12/2012 – Uma bengala que identifica poças de água; mouses adaptados e de baixo custo para facilitar o manuseio de computadores por pessoas com dificuldades físicas ou motoras; órteses mais leves e confortáveis; programas voltados para a área de acessibilidade virtual e para a prevenção de doenças oculares. Essas são algumas das novidades apresentadas no Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), na tenda da 3ª Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência, que ocorre até esta quinta-feira, 06/11, em Brasília.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O estande reúne projetos e o resultado de pesquisas núcleos que compõem a Rede Cooperativa de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva, articulada por meio do CNRTA, coordenado pelo Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI/MCTI).
O novo centro é uma das ações previstas no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), do governo federal. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) integra a iniciativa por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis).
A Rede Cooperativa de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva do CNRTA é composta por 29 núcleos, que são unidades, obrigatoriamente de natureza multidisciplinar, formadas por grupos de pesquisa da mesma instituição ou de instituições diversas em torno de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Ouça a reportagem da RádioWeb C&T, clique aqui.
Fonte: Ascom MCTI