Geriatria e Gerontologia são tema de seminário amazônico do UnATI
06/12/2012 – Em comemoração aos cinco anos de existência da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), hoje e amanhã, 07/12, será realizado, a partir das 8h, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM – Avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque 10 de Novembro, zona centro-sul), a 12ª edição do Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia.
O evento prevê um marco histórico para o estudo do envelhecimento humano no Estado. Para a edição especial do seminário, foi criado o tema ‘O Constructo da Qualidade de Vida no Envelhecimento’, que visa discutir e refletir uma construção de um envelhecimento saudável com novas práticas de atenção e prevenção à saúde dos indivíduos e qualidade de vida do idoso no contexto amazônico. Além disso, de acordo com os organizadores, representa um importante meio de atualização científica da área.
O Constructo é a construção puramente mental de um determinado objetivo. Neste caso, o envelhecimento com saúde. Alinhar ações e trocas de experiências por meio dos profissionais e públicos em geral é o que o diretor da UnATI, professor Euler Ribeiro, acredita promover. “É possível construir uma velhice com qualidade de vida a partir de Políticas Públicas focadas e, em particular, promover a reflexão e o debate a respeito do processo do envelhecimento e qualidade de vida no contexto Amazônico", disse.
Workshop
Um workshop da Oficina da Memória, que é marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), será comandado pela professora neurogeriatra Tania Guerreiro, do Rio de Janeiro (RJ) para dinamizar o evento.
O evento contará com cursos pré-seminário, conferências, mesas redondas, palestras, apresentação de grupos culturais e apresentação de trabalhos científicos em pôsteres interativos. Esperando a participação de cerca de 600 pessoas, poderão participar do Seminário, profissionais das diversas áreas do conhecimento de modo geral, em especial aqueles envolvidos com gerontologia e geriatria, estudantes de graduação, idosos, associações e universidades.
Fonte: Agecom