Novo método insere conceitos científicos no Ensino Fundamental


27/11/2012 – Propor um novo formato de ensino de ciências já no Ensino Fundamental. Este foi o objetivo da mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ellis Regina Vasconcelos de Sousa, por meio da pesquisa ‘O ensino da leitura e escrita no Ensino Fundamental e sua contribuição na formação de conceitos científicos’.

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Segundo a pesquisadora, a experiência adquirida nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem demonstrado que o ensino visa tornar o aluno um ser alfabetizado e letrado. Entretanto, no ensino de Ciências há tempo se tem procurado mudar a forma de trabalhar os conteúdos em sala de aula.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ci2.jpgSousa faz um alerta sobre a velha prática de ensinar por meio de cansativas aulas expositivas em que apenas o professor fala e os alunos ouvem e tentam memorizar informações, uma realidade que, segundo ela precisa mudar. “Diante desta realidade, entende-se que existe ainda outro desafio que está em contemplar, em suas metodologias, a participação do estudante na construção de seu saber relacionando conceitos científicos aos já existentes em sua estrutura cognitiva”, afirmou a pesquisadora.  

Sousa salientou que a pesquisa, que contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), buscou analisar como o ensino da leitura e escrita no 3º ano do Ensino Fundamental pode contribuir para a formação de conceitos científicos.

Resultados

De acordo com a pesquisadora, o estudo apresentou resultados importantes e comprovou, de forma sucinta, que o processo de alfabetização há muito tempo vivencia diferentes métodos, cuja intenção é facilitar o desempenho dos estudantes. “Todos, de alguma forma, apresentaram falhas que levaram ao surgimento de críticas e questionamentos quanto a sua eficiência e, por conseguinte a substituição por outro considerado mais apropriado”, completou.

O estudo é considerado pioneiro no Estado por focar no ensino de Ciências e na relação entre o ensino da leitura e escrita para a formação de conceitos científicos. Para isso, Souza faz análises sobre como ocorrem as aulas de Ciências no Ensino Fundamental, e detectou que o ensino da matéria se desenvolve quase exclusivamente, a partir de aulas expositivas dos conteúdos contidos no livro didático, por meio do processo de leitura dos textos e imagens, explicação do professor e a realização de atividades selecionadas sugeridas pelo livro.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ci3.jpgA partir desse estudo, a pesquisadora defende a necessidade de mudança na prática pedagógica quanto à forma de ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, ela propõe a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e escrita e a formação de conceitos científicos com objetividade nas atividades desenvolvidas.

“A pesquisa mostra que a proeminência de diversas atividades intencionalizadas para o ensino de Ciências e aponta sugestões de como os professores podem proceder para usar as metodologias de ensino da leitura e escrita com fim a contribuir na formação de conceitos científicos dos estudantes”, concluiu a pesquisadora que entre outros recursos sugere, entre os métodos, a interação das crianças com o objeto da aula, de preferência, fora da sala de aula.

Apoio da FAPEAM

A contribuição da FAPEAM, por meio da bolsa de estudos foi considerada  importantíssima, para a realização do trabalho, mesmo sendo por um período apenas de 12 meses, como foi no curso de mestrado. “O apoio foi fundamental para a aquisição de livros diversos, locomoção e alimentação durante o período de estudo, além do apoio a produções para eventos científicos em nível nacional e internacional”, finalizou a pesquisadora.  

Sobre o Posgrad

O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu consiste em apoiar, com bolsas de mestrado e doutorado, e auxílio financeiro, as instituições localizadas no Estado do Amazonas que desenvolvem programas de pós-graduação Stricto Sensu credenciados pela Capes.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

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