Educação e cidadania marcam 9ª Feira Tecnológica da Fucapi
08/11/2012 – Se depender da conscientização dos jovens estudantes envolvidos com pesquisas, a preservação do planeta pode estar garantida para as futuras gerações. Isso ficou claro nesta quinta-feira (08/11), durante a apresentação do projeto ‘Reutilização do óleo de soja na produção de sabão’, um dos 70 projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio inseridos no Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica (Pibic Jr), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto foi um dos 11 que estão sendo apresentados na 9ª Feira Tecnológica da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), que teve seu início hoje, 08/11 na Avenida Gov. Danilo de Mattos Areosa, 381, Distrito Industrial.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Ariany Ferreira Santos, o projeto tem o objetivo de contribuir na sensibilização da população e conscientizar os jovens sobre a importância da reciclagem. “O projeto teve cinco etapas, desde estudos na sala de aula até a visita nas ruas para que os estudantes aprendessem, na prática, os conteúdos de química, e principalmente como utilizá-los em favor da cidadania e assim contribuir para a preservação do meio ambiente”, declarou.
A professora explicou ainda que o processo é simples e rápido, o que facilita para a população ter mais interesse por este tipo de reciclagem. “Percebemos que ainda falta muita informação para a população e que além de conscientizar, precisamos sensibilizar as pessoas a começar a reutilizar seus resíduos. Com o resto de óleo de cozinha e um pouco da soda cáustica é possível produzir cinco barras de sabão, gastando menos de R$ 2,50”, destacou.
A aluna integrante do projeto, Luena Guimarães, disse que a experiência de participar do Pibic Jr foi válida. “Por meio do projeto conseguimos não apenas expandir nosso conhecimento na disciplina de química, mas na prática da reciclagem, de forma a contribuir para um planeta mais saudável”, destacou.
Para a diretora de Ensino da Fucapi, Rosanna Lacouth, a expectativa da feira que acontece até esta sexta-feira (09/11) é aumentar os níveis de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e demonstrar à população a capacidade dos jovens neste nível de escolaridade.
“Os próprios alunos desenvolveram e organizaram seus projetos, os professores apenas orientavam. Isso demonstra a riqueza da feira em levar à população resultados de uma educação de qualidade e promissora para o futuro deles”, apontou.
O acesso à feira é gratuito e os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por convidados da escola. A premiação será às 21h de sexta (09/11), com troféus para o melhor trabalho de cada curso e para o vencedor na opinião dos visitantes.
Confira a lista de projetos desenvolvidos na Fucapi, clique aqui.
Sobre o Pibic Jr
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) é desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.
Janaina Karla – Agência FAPEAM