Inovamazonas 2012 reúne empresariado local
07/11/2012 – Estimular a criação de um Fundo de Investimento em Empresas para o Estado do Amazonas (Investamazonas) e contribuir com estratégias para o desenvolvimento do Amazonas é um dos objetivos da terceira edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas), evento que conta com a participação de micro e pequenas empresas e de especialistas em investimentos nacional e internacional.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Inovamazonas iniciou nesta terça-feira (06/11), em Manaus e durante os dias 7 e 8 serão realizadas palestras e fóruns de investidores com a apresentação de empresas interessadas no potencial da região.
Para a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, a necessidade de criação de um Fundo de Investimentos no Estado do Amazonas é útil às empresas para que estas venham a ter apoio e atuar num cenário competitivo. “A inovação é a ferramenta que as empresas precisam para alçar voos, de modo que possam mostrar seus produtos, tanto no mercado regional quanto no nacional”, declarou.
A diretora-presidenta salientou que o Inovamazonas 2012 é originário de uma série de ações desenvolvidas pela Fundação ao longo de uma década. “A FAPEAM, atualmente, tem um conjunto de estratégias em que a subvenção econômica é essencial para o desenvolvimento das empresas locais”, completou.
Segundo Simão, esta terceira edição do evento se volta para o empreendedorismo, o que mostra que o Inovamazonas 2012 deve ser um momento para que o empresariado dialogue com os investidores de risco, como também, as empresas que terão oportunidade de apresentar seus cases de sucesso.
“A aproximação proporcionada por esses momentos de integração é fundamental para que o empresariado da terra ganhe expertise e aprenda a se comportar nesse novo cenário em nosso Estado”, frisou Simão.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM), em exercício, Dalton Vilela, disse que a ideia da criação de um Fundo de Investimentos deve se restringir apenas às empresas locais, isto porque para ele, os investidores correm o risco compartilhado uma vez que, com o Fundo, é possível fazer investimentos em várias empresas, e algumas podem dar certo e outras não.
“A expectativa é grande. Os investidores torcem para que haja sucesso garantido nas empresas investidas, para isso a seleção é bastante rigorosa quanto à apresentação de projetos. O Fundo de Investimentos funciona dessa forma e o objetivo é fomentar empresas locais”, disse.
Vilela destacou ainda que a implementação do Fundo de Investimento pode ocorrer em curto e médio prazo, uma vez que existem pessoas com potencial para receber investimentos na capital amazonense, entretanto, há uma falta de cultura para que elas possam investir. “O Inovamazonas 2012 tem o objetivo de difundir essa cultura”, declarou o representante da Secti/AM.
Palestra magna
Segundo o pós-doutor em Administração, pelo International Management Institute (Suíça), e professor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch, que proferiu a palestra magna ‘Para mudar o futuro’, as transformações em escala global, nas Américas, no Brasil serão desafios que as novas gerações terão que enfrentar. “Somente por meio do empreendedorismo é possível conciliar as oportunidades quanto às soluções estruturais, referentes à questão do desemprego, o aspecto social e à necessidade da criação de uma sociedade capaz de inovar para enfrentar esses problemas”, defendeu Marcovitch.
O palestrante disse ainda que enquanto a empresa tiver vida útil, pode prosperar, entretanto em algum momento, o contexto inibirá a evolução dela. “Se nós continuarmos destruindo o meio ambiente, nós e as empresas, mais cedo ou mais tarde sofreremos as consequências decorrentes das questões climáticas e sociais”, alertou.
O professor finalizou a aula magna chamando a atenção sobre um tema importante nos dias de hoje: a sustentabilidade. “A sustentabilidade na Amazônia depende da reconciliação do homem com a natureza, respeitando as leis da natureza e a diversidade social”, finalizou.
O Inovamazonas acontece até a próxima quinta-feira (8/11), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), na Avenida Leonardo Malcher, Centro. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sebastião Alves – Agência FAPEAM