Agressão sexual é tema de Jornada de Psicologia em Manaus


14/09/2012 – Diante da divulgação pela mídia de tantos crimes sexuais contra crianças e mulheres, faz-se importante entender os comportamentos extremos que desencadeiam a violência de crimes de estupro e de pedofilia. E, para debater sobre esse assunto que choca a sociedade contemporânea, o Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) abordará na 8ª Jornada de Psicologia o tema “Comportamento Criminal em Agressores Sexuais”. O evento inicia nesta sexta-feira (14/09), às 19, no salão de Atos Martinho Lutero, no bloco B. O evento acontece também neste sábado, das 8h às 12h.

O objetivo da jornada é favorecer o entendimento de fenômenos comportamentais de natureza biológica e psicológica, que influenciam no surgimento de crimes sexuais. Durante os debates, os participantes terão a oportunidade trocar experiências sobre os conhecimentos técnicos e científicos frente o entendimento do perfil do agressor, a natureza das vítimas, além de estudos internacionais e nacionais sobre a temática. 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/VIII-jornada_cc.jpgNa ocasião, o doutorando em Evolução Humana pela Universidade de São Paulo (LabEH-USP), Christian Costa, falará sobre “O perfil do criminoso sexual e sua estrutura evolutiva”. No site do Centro de Estudos do Comportamento Criminal (CECCRIM), o pesquisador aponta que é significativo o aumento dos crimes sexuais em nossa sociedade, por isso, é importante entender os comportamentos extremos que desencadeiam a violência contra mulheres e criança.

Na página eletrônica do CECCRIM é possível encontrar artigos escritos por Costa, os quais tratam sobre “Pedofilia e violências sexuais”, “Maturidade criminal”, “Dialogando com os mortos”, “Avaliações da condição de psicopatia”. Ele explicou que o Centro nasceu com o objetivo de subsidiar pesquisas e propor um novo conceito no que se refere o entendimento do comportamento violento e todas as suas complexidades: violência, crimes e ressocialização. Além disso, é uma instituição de natureza científica, que visa colaborar com a reflexão sobre o crime e a violência na sociedade.

Quanto à programação, o evento continua neste sábado, das 8h às 12h, com as palestras “Entendendo os indicadores comportamentais de criminosos sexuais em série e sua relação com a vitimologia” e “Compreensão das parafilias, crimes passionais e de sua relação com o álcool/drogas no momento do crime”.

Sobre Christian Costa

O professor Christian Costa atua na área criminal há 12 anos. Procura relacionar ciência e prática na compreensão e intervenção de atos violentos e criminosos. Tem formação acadêmica em Filosofia e Psicologia, com Especialização em Terapia Cognitiva e Mestrado na área de Psiquiatria Forense. Desenvolve atualmente Tese de Doutorado para compreensão da formação da Maturidade Criminal sob uma perspectiva evolucionista. Foi psicólogo responsável pelo setor de psicologia forense do Presídio da Polícia Militar de SP de 2004 a 2012 e colaborador do Departamento Penitenciário Nacional de 2006 a 2008. É consultor e palestrante em eventos científicos em todo o território nacional.

Informações: (92) 3616-9800 e 9491-5700

 

Luís Mansuêto – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *