Observatório Solar Indígena é instalado em São Gabriel da Cachoeira
11/09/2012 – O Museu da Amazônia (Musa) já iniciou os preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012, que acontece entre 15 e 21 de outubro. Este ano, a equipe do Musa vai, pela primeira vez, realizar atividades no interior do Estado. A estreia acontece com a montagem de um Observatório Solar Indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, exatamente no local onde cruza a linha do Equador.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Observatório abrigará oficinas de observação do céu para visualização do movimento aparente do Sol e de constelações de diversas etnias, bem como apresentações culturais indígenas e atividades de monitoramento de clima e de gases de efeito estufa. "Vamos realizar oficinas abertas para o público em geral no período da manhã, tarde e início da noite, em horários agendados pela Secretaria de Educação de São Gabriel da Cachoeira, que está apoiando a atividade", adiantou o astrônomo do Musa, Germano Afonso.
O Observatório abrigará também demonstrações sobre conhecimentos de meteorologia e gases de efeito estufa, realizadas pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Júlio Tóta. No local haverá uma estação meteorológica convencional e uma microestação desenvolvida pela UEA em parceria com o Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM).
"Muitos estudos mostram que as reservas indígenas são o principal mecanismo de retenção de desflorestamento do País. Vamos ajudar a mostrar o impacto dessa preservação no clima local, sabendo que há implicações também para o clima regional e, possivelmente, para todo o planeta", completou Afonso.
A parceria entre Julio Tóta e Germano Afonso foi iniciada na SNCTde 2011, quando, juntos, realizaram atividades de etnoastronomia e meteorologia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. As atividades que serão desenvolvidas em São Gabriel da Cachoeira recebem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Fonte: UEA