Novos laboratórios ajudam no processo de ensino aprendizagem de alunos do Ceti

Alunos participantes dos Programas RH-TI e Pró-Engenharias no laboratório de Robótica. (Foto: Luís Mansuêto/Agência FAPEAM)
Aulas monótonas, com longas exposições teóricas, conteúdos maçantes sem uma explicação da aplicação prática no cotidiano dos alunos estão no passado. A educação científica no Amazonas é feita de forma diferente. E, agora, também passa a contar com oito laboratórios modernos de Física, Química, Robótica e Matemática. Os quatro primeiros foram inaugurados nesta segunda-feira (24), no Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa (Ceti), no bairro Cidade de Deus, zona Leste, e os outros irão funcionar nas dependências do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no bairro Centro.
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Os laboratórios irão fortalecer os Programas Estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharia e em Tecnologia da Informação no Amazonas em Ceti’s (Pró-Engenharias e RH-TI). Os Programas são iniciativas do governo do Estado, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e realizadas em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM) e de Educação (Seduc/AM).
Os equipamentos foram doados pelo Instituto TIM e a parceria com a empresa de telefonia começou a ser delineada no início desse ano. As negociações duraram quatro meses. A empresa buscava projetos inovadores no Brasil e encontrou no Pró-Engenharia e RH-TI as características necessárias para realizar o investimento de quase R$ 900 mil em equipamentos.
Conforme o coordenador do Pró-Engenharia e RH-TI pela Seduc, Antônio Menezes da Costa, uma das dificuldades era oferecer laboratórios preparados para atender aos Programas, uma vez que a essência é incentivar os alunos a seguirem a área das engenharias. “Precisávamos de espaços específicos para experiências práticas, com o objetivo de demonstrar a importância dos conteúdos ministrados em sala de aula. Os laboratórios são os melhores da rede pública de ensino do estado”.

à direita: Professor de Física, Marcelo Souza; à esquerda, Victor Angiole, no Gerador de Van de Graaff. (Foto: Luís Mansuêto/Agência FAPEAM)
Os Programas funcionam no contra turno da escola, segundo Costa, e atendem 200 alunos. Pela manhã, os alunos estudam as disciplinas comuns, à tarde, têm aulas de Matemática, Física, Química, Português, Filosofia, Inglês e Informática, além da parte prática e o planejamento de visitas externas.
Compartilhando da mesma opinião de Costa, a coordenadora do Pró-Engenharia e RH-TI pela FAPEAM, Francisca Maria Coelho Cavalcante, salientou que os laboratórios representam um ganho significativo para o processo de ensino aprendizagem. “É o que sempre pensamos. Trata-se de uma inovação das metodologias, além de termos dado um passo decisivo na robótica, porque iremos trabalhar com engenharia e tecnologia da informação”.
Da teoria à prática
Os discursos são unanimes em afirmar a contribuição dos laboratórios para colocar em prática
tudo que é ensinado em sala de aula. Estudante do 1º ano do Ensino Médio do Ceti Sérgio Pessoa, Victor Angiole, 15 anos, acredita que as aulas serão bem mais divertidas e o conteúdo mais fácil de fixar.
Participante do Programa desde o início do ano, Angiole citou o caso do ‘Gerador de Van de Graaff’. “Vi o conteúdo em sala de aula. Contudo é muito mais fascinante ver a aplicação e o funcionamento. Ele acumula todas as energias eletronegativas na esfera maior, que ocorre por causa do atrito entre a correia e o tubo não condutor”.
Para o professor de Física, Marcelo Marques de Souza, o laboratório é um grande avanço na área de educação pelo fato de sair da aula rotineira e monótona, além de ser sendo um dos mais modernos do Amazonas.
Futuros engenheiros

Da esquerda à direita: aluna participante do RH-TI e Pró-Engenharia; Rossiele Silva; Edilson Soares; e Jaqueline Pena. (Foto: Luís Mansuêto/Agência FAPEAM)
De acordo com o titular da Seduc/AM, Rossiele Soares Silva, os avanços conquistados pelos Programas e os investimentos feitos pelo Instituto TIM demonstram a credibilidade alcançada. Por este motivo, é possível acreditar no futuro. “Não é comum vermos uma empresa privada fazer esse tipo de investimento. O governo quer firmar mais iniciativas como essa. Acreditamos que os alunos daqui, no futuro, serão os engenheiros responsáveis por novas tecnologias”.
O secretário-executivo da Secti/AM, Edilson Soares, salientou que acompanhou o desenho do formato dos programas e hoje ver que deram certo. “Estamos contentes de estarmos aqui e acreditamos que os resultados serão bem melhores no futuro. É um projeto ousado e inédito no País que deu certo. Hoje, temos alunos estudando na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam). Os alunos têm uma oportunidade ímpar de qualificação. Tanto a Secti/AM quanto a FAPEAM continuarão apoiando essa ação”.
A solenidade de inauguração também contou com a presença da representante do Instituto TIM, Jaqueline Pena; professores e alunos do Ceti.
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM