Evento reúne pesquisadores para discutir a Sustentabilidade na Amazônia


26/06/12 – Encerra hoje, 28/6, em Manaus, o II Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, voltado para alunos de mestrado e doutorado assim como pesquisadores e professores o evento aborda os serviços ecossistêmicos e a sustentabilidade no Contexto da Economia, na Universidade Federal do Amazonas e visa criar espaços para a divulgação e troca de experiências, por meio de programas e projetos voltados para a temática do encontro.

O II Sicasa, em como principal objetivo fomentar o debate da valorização e valoração dos serviços ecossistêmicos e da governança ambiental no contexto da economia verde, também debater as consequências e impactos das políticas e arranjos institucionais emergentes, que incorporam os novos enfoques para a conservação e a sustentabilidade da Amazônia.

Dentro deste contexto, o professor Joshua Farley, da Universidade de Vermont,  proferiu a palestra de abertura com o tema: “Valorizando o essencial e não substituível num mundo desigual: Serviços Ecossistêmicos, Comida e Floresta Amazônica”.  Para o pesquisador, o ecossistema tem recursos necessários para  a vida, ele está sempre ampliando e criando produtos essenciais para as pessoas sobreviverem. “há evidências de que os ecossistemas sustentam a agricultura, como colonizadores, com a regulação de água e regulação do clima. Então os ecossistemas estão criando produtos para a sobrevivência das pessoas”, explicou.

Para a reitora da Ufam, Márcia Peralles, eventos desse porte têm grande importância tanto para alunos quanto para pesquisadores. Esta é uma oportunidade onde todos têm espaço para discutir temas voltados para o ecossistema e sustentabilidade, que são extremamente polêmicos, mas que tem a ver com o cotidiano de cada um. A sustentabilidade Amazônica tem também a ver com a vida do planeta. “Neste evento discutimos o papel das pessoas no espaço público. Foram apresentadas um leque de visões, as pessoas puderam ouvir, se posicionar e  crescer efetivamente em relação a essa temática”, afirmou a reitora.

De acordo com a Peralles, o encontro possibilita a oportunidade aos alunos e pesquisadores locais em dividir espaços com pesquisadores de vários lugares do país para discutir a questão do ecossistema, mas que não se esgotam no ecossistema. “A possibilidade deles buscar novas perspectivas pode acontecer nesse espaço”,  completou.

Para a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, "o seminário não só contribui para o intercâmbio de ideias entre a comunidade científica amazonense que trabalha com a temática sustentabilidade e a comunidade científica internacional, representada por vários países, tanto da Europa quanto da América do Norte, como também é muito importante quando nós sabemos que a ciência, a tecnologia e inovação são eixos indispensáveis para a promoção do desenvolvimento sustentável, que é um compromisso do Estado do Amazonas”, afirmou.

O II Seminário, é uma iniciativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, por meio do programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) com apoio do Governo do Estado do Amazonas por meio da Fapeam, Capes, CNPq e outras instituições parceiras e apoiadores. 

Sobre o PAREV

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos realizados no Estado do Amazonas.

Outras informações no site: HTTP://seminariodoambiente.ufam.edu.br/2012

Rosa Doval – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *