Jornal na Escola: uma ferramenta pedagógica


Visando facilitar o estudo prático dos gêneros textuais jornalísticos com alunos do Ensino Médio, o professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, Onison Carlos Lopes de Sousa, criou o projeto ‘Jovens Jornalistas na Escola’. O projeto conta com o apoio do Programa Ciência na Escola, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com Souza, a ideia inicial de se criar um jornal dentro da escola surgiu a partir do momento em que professores da área de língua portuguesa perceberam a dificuldade por parte dos alunos em entender os gêneros textuais. A partir dessa percepção, surgiu o interesse de se trabalhar com grupos de alunos do Ensino Médio e, posteriormente, envolver todos os alunos da escola com o objetivo de incentivar a leitura, a interpretação e a contextualização da noticia.

Ainda segundo Souza, o tema do projeto nasceu da vontade de se fazer um estudo prático e metodológico do processo de formação dos jovens, a partir do trabalho jornalístico no ambiente educacional com matérias produzidas pelos próprios alunos, fazendo uso do gênero textual reportagem como forma de interação interdisciplinar. Para Souza, o Jornal é uma ferramenta educacional que pode corrigir atuais falhas do ensino e enriquecer a leitura e a escrita do aluno.“Todas as ações de pesquisa buscarão não apenas fazer os alunos pesquisarem e estudarem, mas também levá-los a analisar as vantagens que esse método pode trazer para o desempenho escolar dos jovens”, explicou.

Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gleydson Palma, o projeto é de suma importância para o seu desenvolvimento intelectual. “Participar do projeto me dá mais visibilidade e conhecimento para a escolha da minha carreira profissional”.

Resultados esperados

De acordo com a proposta, espera-se que os alunos possam se envolver nas ações do trabalho por meio do projeto, despertando o interesse em trabalhos coletivos e por meio das matérias produzidas nas reportagens pelos próprios alunos propor discussão da realidade e reflexão sobre os atos individuais e coletivos, tornando os jovens mais conscientes e atuantes na sociedade.

Confira o projeto na videorreportagem

Rosa Doval- Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *