Pesquisa incentiva estudantes a aprimorar percepção sobre meio ambiente e saúde


17/10/2011- A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), aprovou em setembro quatro propostas submetidas ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH Interinstitucional-Fluxo Contínuo, por meio do Edital 002/2011.

Entre as propostas aprovadas está o projeto ‘Ambiente e saúde na cidade de Manaus: Percepção de estudantes da educação básica sobre a degradação ambiental e doenças infecto-parasitárias’, a ser desenvolvido pelo professor da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc),  Dayson José Jardim Lima.

Interação com o meio ambiente

O projeto consiste em despertar nos estudantes o interesse pelo que se passa ao seu redor como a degradação ambiental, o que segundo Dayson Lima é um processo degenerativo, no qual o maior agente causador é a ação humana.

vspace=10Para o pesquisador, a prática e a educação ambiental devem andar juntos. “Os estudantes, podem ouvir temas de meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade na sala de aula, mas no seu dia a dia fica difícil colocar em prática. Onde está a coleta de lixo doméstico? Onde está a distribuição de água encanada tratada e de qualidade? Como praticar a separação de resíduo reciclável se não tem coleta seletiva? Quantas ruas têm lixeiras em toda sua extensão? Estes são desafios a serem resolvidos no dia a dia da cidade de Manaus”, destacou.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O projeto será desenvolvido em várias zonas da cidade de Manaus: norte, sul, leste, oeste, centro-sul e centro-oeste. Serão selecionadas escolas do Ensino Médio regular, em todas as Coordenadorias Educacionais (CDs I, II, III, IV, V e VI) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os levantamentos serão feitos por meio da aplicação de questionários aos estudantes.

O desejo do coordenador de elaborar um projeto socioeducativo nasceu da necessidade de estudar a prevalência de fatores de risco e doenças em estudantes, a partir de estudos realizados com discentes do Ensino Superior.

“O processo saúde-doença para patologias infecto-parasitárias é o resultado da relação de aspectos sociais e ambientais como a degradação dos recursos naturais urbanos e a sua influência nos problemas de saúde que afligem a população. Algumas doenças como a malária, a leishmaniose e a dengue, entre outras, que possuem um agente etiológico, ou seja, um transmissor. Considero os estudantes como a fatia nobre da sociedade e, neste projeto, eles a representam”, ressaltou.

A pesquisa vai questionar até que ponto o aluno está consciente sobre a degradação do meio ambiente como fator epidêmico. Entre os objetivos a serem alcançados o estudo vai permitir comprovar o fato de que o estudante da capital não está familiarizado com as doenças infecto-parasitárias e analisar como estão acontecendo as medidas de controle de degradação ambiental, os métodos de prevenção e o controle de doenças como malária, leishmaniose e dengue.

Segundo Dayson, a sociedade ainda peca na hora da prevenção de doenças. “As mudanças, só serão efetivas por meio de processos educacionais e de sensibilização dos indivíduos que compõem a sociedade. O estudante precisa entender sobre aspectos da degradação ambiental, saúde e doença e isso nos trará subsídios que nos ajudarão na formulação de políticas públicas educacionais necessárias para atingirmos o público-alvo. 

O projeto já está em andamento, com a expectativa agora de seguir para a segunda etapa que abrange o levantamento dos dados e análise.

Sobre o RH-Interinstitucional

O objetivo do programa é conceder bolsas de mestrado ou doutorado à profissionais envolvidos em programas Minter e Dinter no Amazonas (Mestrado ou Doutorado em parceria com instituições de outros Estados), no qual é necessário fazer o estágio obrigatório na instituição promotora. Os interessados são selecionados a partir de seleção de propostas que visem apoiar os participantes, contribuindo para a manutenção dos padrões de eficácia, para a ampliação da formação de recursos humanos de alto nível ao desenvolvimento do Amazonas e do País.

Redação: Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *