Inovação do Amazonas será levada ao Amazontech 2011


14/10/2011 – Promover a cultura da inovação, difusão e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos coerentes com a sustentabilidade do bioma Amazônico. Esse é o objetivo da sétima edição do Amazontech 2011, que ocorrerá no período de 18 a 22 de outubro, no Espaço Cultural em Palmas, no Tocantins. O evento contará com a participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Amapá, Pará, Rondônia, Acre, Roraima e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

A FAPEAM participará de um estande institucional em conjunto com as outras FAPs da Amazônia Legal para divulgar os programas e a atuação da FAP no Amazonas. Na oportunidade, empresas beneficiadas pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção), financiadas pela FAPEAM e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), estarão presentes com seus produtos: Bombons Finos da Amazônia, Green Obsession, Amazon Rose e Revestimentos da Amazônia.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“O evento é considerado estratégico porque é um espaço constituído para o desenvolvimento e crescimento econômico da região de uma forma sustentável. Nesse contexto, a FAPEAM vai estar presente divulgando o fomento e a pesquisa local com o apoio do Governo do Amazonas, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar os projetos e produtos desenvolvidos dentro do Pappe Subvenção, expostos ao grande público de uma forma inovadora”, ressaltou a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.

Geração de negócio

O Amazontech vem com a finalidade de gerar negócios sustentáveis e capazes de conquistar mercados, construindo pilares para o planejamento, desenvolvimento harmônico da região e fomentando a geração de emprego e renda. É um evento multidisciplinar que, por meio do incentivo ao desenvolvimento científico-tecnológico e à inovação, busca promover o crescimento econômico da Amazônia Legal, sendo uma ferramenta fundamental na construção de negócios competitivos, capazes de conquistar mercados e gerar emprego e renda.

“É de grande importância a participação das FAPs no Amazontech 2011 visto que será uma oportunidade de o público presente conhecer, aproximar e desfrutar dos serviços e produtos que cada fundação da Região Norte estará oferecendo no encontro, disponibilizando informações imprescindíveis à comunidade que participará do Amazontech”, avaliou a assessora da diretoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Tocantins (Fapt), Samila Bonilha.

Nesta 7ª edição, na cidade de Palmas será reservado um espaço de 10 mil metros quadrados onde inúmeras atividades acontecerão desde palestras, cases de sucesso, minicursos, rodada de negócios e, em especial, as vitrines tecnológicas com a produção agrícola com baixo uso de carbono e a integração lavoura-pecuária-floresta, entre outros eventos, que visam à sustentabilidade.

Segundo Bonilha, as vitrines tecnológicas consistem em uma exposição de experimentos orientados para o agronegócio, realizado pela Embrapa em campo experimental para promover a difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e a inovação visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Vitrine em contraste com o meio ambiente

A Vitrine Tecnológica ocorrerá na área externa do Espaço Cultural, harmonizando o paisagismo existente com a ‘vitrine’, inclusive compondo ambientes que atenderão simultaneamente aos propósitos da difusão tecnológica e estética, com a observância restrita de requisitos técnicos e legais que vão priorizar tecnologias sustentáveis inovadoras e os projetos apoiados pela Embrapa/Sebrae. “Será uma vitrine inovadora em todos os aspectos, inclusive no conceito e forma, absolutamente integrada e imersa no meio ambiente”, finalizou Bonilha.

O responsável pela exposição, Edson Alves, afirmou que o espaço será composto por várias espécies. “Serão figuras representativas do Estado como o capim dourado, o boi, a abelha, o babaçu, uma gota representando o potencial hídrico e o arroz aludindo à rizicultura do Tocantins”.

Segundo ele, abaixo do mapa haverá o desenho de duas mãos que representarão a sustentabilidade. Uma das preocupações do técnico foi apresentar tecnologias relacionadas à produção agrícola de baixo carbono como os sistemas Barreirão, Santa Fé, Bragantino e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Surgimento do Amazontech

O evento surgiu em 2001 por iniciativa dos agentes do Sebrae da Amazônia Legal e vem sendo executado em parceria com a Embrapa e com outras instituições atuantes na região. Hoje o Amazontech é um evento de projeção internacional, que ocorre a cada dois anos, sempre em um Estado brasileiro que compõe a Amazônia Legal.

Acesse o site do Amazontech e saiba mais sobre o evento, clique aqui.

Redação: Nefa Costa
Edição: Cristiane Barbosa

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *