Biotupé promove encontro entre comunitários da RDS e poder público
13/10/2011 – Discutir possibilidades reais de redesenhar e programar políticas públicas que viabilizem meios para que comunidades possam viver com qualidade em Unidades de Conservação (UCs) usando recursos naturais. Com esse objetivo o Projeto Biotupé promove até o próximo dia 15 de outubro dois eventos nacionais: ‘Redesenhando Políticas Públicas para Unidades de Conservação’ e o ‘10º Workshop anual do Biotupé’.
Os eventos são voltados para promover a integração entre moradores das unidades de conservação de uso sustentável, poder público em geral, administradores dessas unidades e a comunidade científica. Segundo os organizadores do evento a convivência harmônica entre populações humanas e o ambiente e seus recursos em unidades de conservação de uso sustentável tem sido apontada como um dos principais desafios a serem enfrentados nessa área.
A vice-coordenadora do Projeto Biotupé, doutora Veridiana Scudeller, informou que o foco principal do evento é discutir uma metodologia adotada pelo Biotupé que poderá contribuir para direcionar pesquisas e principalmente políticas públicas em outras unidades de conservação.
“Entre os temas discutidos estão o Índice de Qualidade Socioambiental (IQSA) levantado pelo Biotupé, uso de recursos vegetais em unidades de conservação e formas de organização comunitária a fim de conciliar qualidade de vida e qualidade ambiental”, salientou Scudeller.
Pesquisas
Há dez anos realizando trabalhos na Reserva do Tupé, a equipe do Projeto Biotupé desenvolveu e testou em campo uma metodologia que poderá contribuir para esta conciliação e propõe que seja a pesquisa científica com seus resultados um dos principais norteadores no planejamento e execução de políticas públicas em unidades de conservação desta categoria.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Todos esses aspectos serão abordados nos dias 13, 14 e 15, por meio de mesas-redondas, oficinas e pela apresentação de trabalhos em forma de pôsteres e painéis.
A programação ocorre no auditório Eulálio Chaves, localizado no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Sobre o Biotupé:
É constituído por um grupo de pesquisa multidisciplinar e multiinstitucional que tem como principal objetivo o estudo do meio físico, da diversidade biológica e sociocultural na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), desde sua fundação vem financiando projetos de pesquisa do Projeto Biotupé. O que também irá possibilitar o lançamento do terceiro volume do livro Biotupé durante o evento.
Acesse outras informações sobre o Biotupé, clique aqui.
Programação :
13 de outubro
09h – Apresentação dos representantes das associações de moradores das comunidades da RDS do Tupé, relatando experiências, demandas, reivindicações, problemas, dificuldades e sucessos relacionados as suas vidas nessa Unidade de Conservação e as Políticas Públicas
14h – Painel: O Viver na RDS do Tupé – Relato dos resultados alcançados em dois níveis. No acadêmico é discutido o Relatório Final. Para os comunitários será apresentada uma proposta de Cartilha
Palestrantes: Duarcides Mariosa (PUCCAMP/Biotupé) e Edinaldo Nelson dos Santos Silva (Inpa/Biotupé)
Debatedores: Comunitários, Caio Pamplona (ICMBIOManaus), representantes da Semmas e SDS
17h30 Sessão de apresentação de trabalhos – pôsteres
14 de outubro:
09h – Palestras
1. Plantas Úteis da RDS Tupé – Veridiana Vizoni Scudeller (Ufam/Biotupé)
2. Gestão Participativa de Unidades de Conservação, Desenvolvimento Comunitário e Uso Sustentável da Biodiversidade: O Caso do Rio Unini – Carlos Durigan (FVA)
14h – Painel – As políticas públicas para uso de recursos naturais nas unidades de conservação
Palestrantes: Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão (FAPEAM), Marcelo Dutra (Semmas), Nadia Ferreira (SDS), Maurício Marcon (ICMBIO), Virgílio Viana (FAS) e Eron Bezerra (Sepror)
Debatedores: Comunitários, Marco Antônio Vaz de Lima (IPE), Carlos Durigan (FVA), Veridiana Scudeller (Ufam/Biotupé) e Flávio Paim (ICMBIO)
17h30 – Sessão de apresentação de trabalhos – pôsteres
15 de outubro:
09h – Painel – O uso do Índice de Qualidade Socioambiental (IQSA) para compreender as formas de habitar, interagir e estar na RDS do Tupé
Apresentação do modelo teórico, histórico e o propósito da ideia, como poderá ser utilizado no futuro
Palestrantes: Duarcides Mariosa (PUCCAMP/Biotupé) e Edinaldo Nelson dos Santos Silva (Inpa/Biotupé)
Debatedores: Pedro Rocha Lemos (PUCCAMP), Helena de Almeida Barbosa Quaresma (UFPA), José Bittencourt da Silva (UFPA)
14h – Palestras
1. Políticas Públicas Meio Ambiente e Gestão Participativa – Pedro Rocha Lemos (PUCCAMP);
2. Turismo e Sustentabilidade – as Experiências no Pará e Roraima – Helena de Almeida Barbosa Quaresma (UFPA)
3. Unidades de Conservação e Populações Tradicionais: referências importantes para pensar o desenvolvimento da Amazônia no século 21 – José Bittencourt da Silva (UFPA)
17h30 – Encerramento e entrega de certificados
Rosilene Correa – Agência FAPEAM