Forúm de Gestores será realizado em Palmas/TO nos dias 18 e 19
07/10/2011 – Nos dias 18 e 19 de outubro acontece em Palmas/TO, o 3º Encontro do Forúm Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. O encontro congregará especialistas da região Norte do Brasil e demais interessados que irão discutir sobre a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação para a sociedade brasileira. O evento é destinado a um público especializado, mas interessa também aos interessados em compreender os resultados obtidos em C,T&I e sua transformação em produtos e serviços a serem utilizados pelos diversos segmentos da sociedade.
O evento tem como público alvo Gestores de Ciência e Tecnologia, pesquisadores, empresários, estudantes, populações tradicionais e sociedade em geral e visa promover o diálogo entre as instituições ligadas a Ciência da região Norte e o setor empresarial, propiciando-lhes a troca de experiência em gestão da inovação, além do avanço nas questões relacionadas a propriedade intelectual e a gestão tecnológica.
Acoplado ao Amazontech o evento acontecerá num cenário privilegiado para Empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia para estabelecerem diálogos que aproximem interesses e viabilizem a realização de projetos conjuntos possibilitando agregar valor as cadeias produtivas locais.
O Amazontech é o maior evento de tecnologia e inovação, com status internacional, irá traçar o futuro da região Amazônica, que compreende nove Estados brasileiros. Ambientalistas, pesquisadores, estudiosos, autoridades ambientais, além de políticos discutirão mecanismos de desenvolvimento sustentável, aliado a maneiras criativas de negócios no Norte do país, entre os dias 18 e 22 de outubro, no Espaço Cultural, em Palmas, capital do Tocantins. Dentro da programação, está prevista uma série de fóruns.
De acordo com o reitor da UFT, Alan Barbiero, a geração de novos conhecimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é uma prioridade para a competitividade nacional, tudo para atender as transformações sociais, econômicas, políticas, tecnológicas e institucionais.
“É necessário uma integração regional, ter na região pessoal qualificado para levar adiante o desenvolvimento do pensamento cientifico, interligado à realidade regional, em que se tenha a visibilidade do que se está fazendo no âmbito local, regional, nacional e internacional”, declarou o reitor.
Algumas ações locais já acenam nesse sentido. No Tocantins, por exemplo, foi criado este ano a Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa. A Universidade do Tocantins e o Instituto Federal de Educação Tecnológica fazem parte do FORTEC e juntas se integram a Rede Núcleo de Integração e Transparência (NIT) Amazônia Oriental.
Sobre o Fórum
O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), foi criado em 1º de maio de 2006, é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas da inovação e das atividades relacionadas a propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.
Esta iniciativa é resultado de um esforço integrado das instituições produtoras de conhecimento de todo o país, que já há algum tempo buscam construir uma instância legítima e representativa de seus interesses e que também permitisse a capacitação de profissionais e troca de experiências nesta área específica, de modo permanente e organizado.
Saiba mais sobre o Fortec, clique aqui.
Saiba mais sobre o Amazontech, Clique aqui.
Programação
18.10.2011
8h – Credenciamento
9h – Abertura
· Reitor/Pró-Reitor UFT
· Coordenadora Fortec Norte
· Coordenador Fortec Nacional
· Representante do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação
· Representante do Governo do Tocantins
Representante da FIETO/SEBRAE
10:30 -11:10 PALESTRA: O MCT e os Arranjos de NIT, tendo como âncora as Unidades de Pesquisa
11:20 – 12:30 Mesa 1: Temática: Inovação e Sustentabilidade no Brasil
12:30 – 14:00 Almoço
14:30 – Palestra: Pesquisa em Rede e Inovação na Amazônia Legal
15:10 – Mesa 2
Temática: Financiamento e Parceria Público e Privado
16:30h – Coffe Break
16:40 – 18:00h Mesa 3 Temática: Parques Tecnológicos
19.10.2011
09:00 – 11:00 Mesa 4
Temática: Panorama da C, T&I no Tocantins
11:10 Coffee Break
11:20 Mesa 5
Temática: Indicação Geográfica
12:30 Encerramento da Plenária
12:00 – 14:00
Almoço
14:00 – 17:00
Reunião dos Coordenadores de NIT
18 e 19.10.2011
09:00 – 18:00 Oficina de Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional
Associado
(50 participantes)
Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela
Fonte: site do Fortec /Agência Amazontech e Agência Fapeam