Projeto conscientiza alunos sobre reciclagem do papel
09/08/2010 – Conscientizar os estudantes sobre a necessidade da reciclagem do lixo é uma iniciativa de grande importância nos dias de hoje. Isto porque a produção e a destinação correta do lixo são assuntos que vêm exigindo cada vez mais atenção das autoridades em todo o planeta.
A fim de trabalhar o tema, enfocando principalmente a reciclagem do papel junto aos estudantes da Escola Estadual Isaac Benzecry, localizada na Rua Viriato Correa n° 500, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus (AM), um grupo de professores e alunos estão desenvolvendo o projeto “Reciclagem de Papel: Uma Alternativa Sustentável”.
O projeto faz parte da quarta edição do Programa Ciência na Escola (PCE), que é desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com as secretaria estadual e municipal de ensino, (Seduc e Semed), envolvendo outros cerca de 240 alunos da escola.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Hiléia Monteiro Maciel, o tema foi escolhido em função da grande quantidade de papel desperdiçado todos os dias na escola. “A meta é mostrar que a coleta seletiva serve para minimizar os resíduos, no caso, o papel, mostrando as vantagens da reciclagem, como atividade rentável”.
Ela afirmou que, mesmo na área da escola, o lixo degrada o solo e também polui o meio ambiente, trazendo sérios problemas para os próprios alunos. “Durante o período de chuva e alagações o lixo favorece a sujeira e a proliferação de várias doenças como verminoses, amebíases, leptospirose e dengue”, avaliou.
A professora ressaltou que a expectativa com relação ao projeto é diminuir o desperdício de papel na escola e na comunidade. “Queremos conscientizá-los, alunos e familiares, de que a reciclagem pode ser uma alternativa de renda para a comunidade. Além deles poderem desenvolver o senso crítico”, destacou.
A pesquisa teve início em junho deste ano e deve ser finalizada em dezembro de 2010. Serão investidos cerca de R$ 4.840,00 a serem empregados em bolsas e atividades de pesquisa do projeto.
Oficinas e exposições
A coordenadora do projeto afirmou que os estudantes vão realizar exposições sobre o tema na escola. “A expectativa é trabalhar com a observação do participante gerando reflexões, conversas informais e discussões sobre a temática do lixo”.
Maciel afirmou ainda que os estudantes vão realizar oficinas de sensibilização ambiental por meio das quais irão expor vídeos didáticos e demonstrativos sobre a montagem de cestos para coleta seletiva de resíduos sólidos. “Além deste trabalho, vamos produzir folhetos informativos sobre a importância da limpeza e da reciclagem do lixo e oficinas de reciclagem com produção de agendas e blocos de anotações com o material reciclado”.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela FAPEAM com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.
O programa tem se mostrado uma estratégia bem sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar e conta com a parceria das secretarias estadual (Seduc) e municipais de ensino (Semed).
Vanessa Leocádio – Agência Fapeam