Acordo de cooperação técnica promove políticas de inclusão digital no Amazonas


28/11/2012 O Ministério das Comunicações (MC), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti-AM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) assinaram nesta terça-feira, dia 27/11, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de apoiar projetos de inclusão digital nas instituições de Ensino Superior das esferas federal e estadual atuantes no Estado do Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

/A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica aconteceu na ocasião do lançamento do ‘Programa Redes Digitais da Cidadania’, realizado às 15h30, em Brasília-DF, cujo objetivo é criar uma rede nacional de instituições públicas para promover a capacitação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e, também, qualificar o uso da internet em espaços públicos de acesso livre.

O Programa Redes Digitais da Cidadania visa formar uma rede pública de entidades para promover o uso das TIC, principalmente pelo público com menor acesso às ferramentas digitais.  

O programa irá apoiar projetos para uso de tecnologias digitais na qualificação de gestores municipais, micro e pequenas empresas, agricultura familiar, cultura, trabalho emprego e renda, além do uso dos espaços públicos de acesso à internet.

/De acordo com o titular da Secti-AM, Odenildo Sena, o acordo estabelecido é bastante estratégico, pois as secretarias de CT&I conhecem as realidades de seus Estados e, dessa forma, as ações a serem implementadas ficam mais bem direcionadas.

Pode ser citada também, como resultado, a soma dos recursos a serem investidos pelos governos federal e estadual, totalizando um aporte financeiro maior para os projetos. “O Ministério começa a construir um caminho semelhante ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A parceria facilita a implementação e acompanhamentos dos projetos a serem desenvolvidos”, destacou Sena.

O secretário salientou que quando a inclusão digital alcançar o interior do Estado de maneira eficaz, ela beneficiará não somente as instituições de ensino, pesquisa e extensão, mas se estenderá a hospitais, órgãos públicos e à sociedade amazonense.

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, que participou da cerimônia em Brasília, informou que o edital do programa, resultante desta parceria, será lançado no primeiro semestre de 2013. Simão adiantou que que serão financiados 11 projetos para apoiar as ações de qualificação do uso da internet e o aumento da oferta de acesso à Rede Digital no Amazonas, principalmente no interior do Estado. "O edital ofertará bolsas, diárias, materiais de consumo e equipamentos para apoiar os projetos aprovados", completou a diretora-presidenta.

Na ocasião, foram assinados os Acordos de Cooperação Técnica com as Secretarias de Ciência e Tecnologia e os convênios com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná e Acre.

/O evento contou com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do secretário-executivo Cezar Alvarez, da secretária de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, do presidente da Anatel, João Rezende, do presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, e do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges.

Sobre o Programa

O Programa Redes Digitais de Cidadania tem por objetivos: aproximar as instituições públicas de Ensino Superior (federais e estaduais) às linhas temáticas; financiar bolsas para estudantes que se inserirem no programa, proporcionando uma formação cidadã e fomentando o compromisso social das universidades e aproximar as políticas de inclusão sociodigital dos governos federal e estaduais.

Para outras informações, clique aqui.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *