Alunos do Ensino Médio assistem palestra sobre a Arena da Amazônia
25/04/2013 – Cerca de 80 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual participaram, na tarde desta quinta-feira (25/04), no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), de palestra sobre os detalhes técnicos do projeto arquitetônico da Arena da Amazônia, proferida pelo arquiteto Miguel Capobiango Neto, coordenador da UGP Copa. O motivo do interesse dos jovens sobre o assunto é simples de entender: eles fazem parte de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) direcionada para a formação complementar de futuros profissionais nas áreas de Engenharia e Tecnologia da Informação.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os alunos fazem parte de um grupo seleto que está vinculado ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados em Tecnologia da Informação na Amazônia (RH-TI) e ao Programa Pró-Engenharia, ambos iniciados em 2012. A iniciativa da FAPEAM de apoiar a formação complementar dos alunos do Ensino Médio conta com a parceria das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
A aluna Alana de Melo, de 17 anos, é uma das beneficiadas com o programa de formação complementar da FAPEAM. Ela cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Amazonense D. Pedro II e sempre se interessou pelas disciplinas da área de Ciências Exatas, como física e matemática, nas quais obtém boas notas, o que a habilitou a ingressar no programa Pró-Engenharia. “Eu estava meio indecisa se deveria cursar Odontologia ou Engenharia Química, mas, agora, com o Pró-Engenharia, decidi pela área de ciências exatas”, afirmou Alana de Melo.
Outro estudante que faz parte desse grupo seleto é Pedro Patriota, de 15 anos, atualmente cursando o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ruy Araújo. Junto com sua colega Alana de Melo, ele participa de atividades extracurriculares que envolvem as disciplinas matemática, física, informática, filosofia, inglês e português, que são básicas na formação do futuro profissional da área de Ciências Exatas. “Nosso professores são excelentes e nos motivam sempre a perseguir nosso sonho de cursar uma graduação na área de engenharia ou de tecnologia da informação”, disse Pedro Patriota.
Sobre o RH-TI
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de TI, por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.
Sobre o Pró-Engenharia
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), visa fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.
Denison Silvan – Agência FAPEAM