Arte na escola é destaque na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
22/10/2011 – A arte por meio da música é capaz de transformar a realidade educacional. Isso foi comprovado por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto está sendo apresentado no estande do PCE, na Estação Ciência, durante a programação da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-AM). A visitação está aberta ao público até as 18h deste sábado, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado.
A professora de História, Berciane Vanda da Silva Martins, faz uma interessante experiência na Escola Municipal Edinir Telles Guimarães, situada no bairro Jorge Teixeira 4, na zona leste da capital, por meio do projeto ‘Arte na Escola’.
Com uma equipe formada por cinco alunos, uma coordenadora e um bolsista de apoio técnico, o projeto tem duração de seis meses e atende a alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano da própria escola, em horário diferentes daquele em que estudam.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“O projeto está sendo realizado há duas edições no PCE e tem o objetivo de melhorar o aprendizado de alunos do 6° ao 9° ano com baixo rendimento no 1° bimestre por meio da oportunidade de aprenderem a tocar um instrumento musical (violão), destacando os efeitos causados pelo projeto no desenvolvimento cognitivo, social e artístico dos alunos em foco”, frisou Martins.
Segundo a professora, o projeto ‘Arte na Escola’ despertou o interesse dos alunos pela música e em especial para aprender a tocar um instrumento musical (violão). Na atual edição do projeto, foram 100 alunos que se inscreveram para participar desta iniciativa, o que demonstra interesse pela temática artística. “Os alunos que são bolsistas do projeto se destacam e se tornam modelo para toda a escola. Todos querem seguir o referencial deles e também ingressarem no universo da pesquisa”, afirmou a professora.
Entre as propostas do projeto, destaca-se a criação de oportunidades de cultura para os alunos, diminuindo o tempo ocioso, durante o período do projeto. “Além disso, o projeto visa despertar o interesse pela Música, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver suas potencialidades ao tocar um instrumento musical”, disse Martins.
A intenção é apresentar ao final do 4º bimestre um rendimento satisfatório dos alunos que participam do projeto, demonstrando a necessidade e o êxito na execução do mesmo. “Também desenvolvemos atividades extraclasse desenvolvidas na escola demonstrando o aprendizado adquirido a cada dia no projeto”, explicou.
Sobre o PCE
Criado e financiado pela FAPEAM e realizado em parceria com as secretarias de Estado e Municipal (Seduc e Semed) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM