Cadeira de balanço ganha versão hitech elaborada por designer local
27/11/2012 – O primeiro protótipo de cadeira de balanço desenvolvido por designers amazonenses, finalizado em outubro deste ano, entrou em fase de adaptações com o objetivo de ser inserido no mercado local.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A expectativa do designer responsável Flávio Rosas, idealizador da cadeira, é por uma aceitação positiva dos produtos. Ele faz parte de um grupo de designers do Amazonas que foram capacitados na Itália durante o primeiro semestre deste ano, como bolsistas do Programa RH Design, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o bolsista, a criação de produtos que obedeçam às premissas do design é o diferencial do que está sendo proposto ao mercado local. “Conhecer as novidades, materiais e processos de fabricação do mercado mundial foi um grande legado da experiência adquirido na Europa e, agora, podemos aplicá-lo no Amazonas, com a diminuição de custos de produção e agilizando o processo de fabricação embasados em técnicas como a modularidade dos produtos, tudo de acordo com a realidade local”, explicou.
Diferencial
Rosas enfatiza a importância da utilização de materiais sustentáveis como diferencial competitivo, como por exemplo, o uso de resíduos de madeiras legalizadas para a criação dos produtos, o que diminui bastante o impacto ambiental e evita o desperdício de madeira.
“Agregado a isso buscamos outros materiais que também seguem os conceitos de sustentabilidade, além de técnicas que primam pela máxima utilização daquilo que temos de disponível para trabalhar”, frisou.
A marcenaria administrada pelo artesão e especialista em móveis de madeira e pequenos objetos em marchetaria, Clodoaldo Evangelista, que desenvolveu o protótipo, está localizada na estrada de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus).
Segundo Evangelista, os móveis criados na marcenaria seguem uma linha daqueles que já estão no mercado ou de acordo com o gosto do cliente, e destacam a técnica de marchetaria como diferencial para agregar valor às peças. O empresário teve oportunidade de desenvolver um trabalho com a empresa de cosméticos Natura devido ao seu diferencial em utilizar matéria-prima legalizada com técnicas de marchetadas. “Temos grande confiança neste trabalho com o Sebrae e os designers capacitados na Itália, pois acreditamos nesse poder que o Design tem para tornar os nossos produtos mais bonitos, modernos e funcionais”, frisou.
Protótipo
A cadeira de balanço passará por adaptações nos próximos meses e receberá ao final uma identidade visual, manual de montagem e embalagem. “A próxima fase é realizarmos testes no produto como peso máximo suportável, reação aos ambientes externos entre outros”, contou o consultor do projeto da Rede de Serviços Tecnológicos (RST), Wildney Mourão, que acompanhou a fase de prototipagem do produto.
Segundo ele, a intenção é passar segurança e confiabilidade aos usuários aliado a fatores estéticos e funcionais.
Sobre o RH-Design
O Programa RH-Design tem como objetivo capacitar profissionais e promover o intercâmbio de conhecimentos com apoio do Governo do Estado, por meio da FAPEAM, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), via Rede de Serviços Tecnológicos (RST).
O programa concedeu bolsas de estudos no valor total de R$ 130 mil para que os designers participassem de um curso de capacitação na Itália. Após seis meses de estudos, os bolsistas retornam ao Amazonas com o compromisso de multiplicar os novos conhecimentos entre os empresários e profissionais do setor moveleiro do Estado, colocando em prática os conhecimentos e as técnicas de fabricação adquiridas durante o Curso de Aperfeiçoamento em Design no Centro Tecnológico do Setor de Móveis (Cosmob), realizado naquele país.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM