Capacitação de testes rápidos para sífilis e HIV na Fundação Alfredo da Matta
31/07/2012 – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Alfredo da Matta (Fuam – rua Codajás, nº 24, Cachoeirinha, zona sul), prepara-se para utilizar novos kits de teste rápido para sífilis e HIV, além de introduzir em seus serviços, a testagem rápida em hepatites. Para capacitar os profissionais de saúde da Gerência de Doenças Sexualmente transmissíveis (GDST) da instituição, será realizada, através da Gerência de Laboratórios (GLAB), o Treinamento para Diagnóstico da Sífilis, HIV e Hepatite B e C pelo Teste Rápido.
O curso acontece nos dias 1º (quarta-feira) e 2 (quinta-feira) de agosto, na sede da Fuam. Segundo Goretti Bandeira, responsável pela GLAB e pelo treinamento, o objetivo é atualizar os profissionais quanto aos novos procedimentos, já que, além da inclusão dos testes para hepatite – novidade na instituição – mudam também alguns procedimentos utilizados na execução dos testes de sífilis e HIV.
“A FUAM está recebendo kits de teste rápido em sífilis e HIV com a nova plataforma DPP, tecnologia produzida pela Bio-Manguinhos, que possui como uma das principais vantagens o aumento da sensibilidade do teste, garantindo maior eficácia no diagnóstico”, afirmou Goretti Bandeira.
A plataforma DPP a qual Goretti se refere é a tecnologia Dual Path Plataform (plataforma de duplo percurso), que detecta a doença em cerca de 15 minutos. Criada pela empresa norte-americana Chembio Diagnostic, a plataforma DPP teve sua tecnologia transferida para o Instituto em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos), em contrato assinado entre a norte-americana e o Ministério da Saúde do Brasil, em 2011.
Fonte: Agecom