Centro de Oncologia Ocular do Amazonas começa a atender pacientes


Pintas ou sinais na superfície dos olhos, geralmente desde criança, que podem aumentar ou ficar mais escuras, o oftalmologista pode determinar se é apenas uma pinta benigna ou se é necessário remover a pinta com cirurgia. (Foto: Divulgação/Unifesp)

Pintas ou sinais na superfície dos olhos, geralmente desde criança, que podem aumentar ou ficar mais escuras, o oftalmologista pode determinar se é apenas uma pinta benigna ou se é necessário remover a pinta com cirurgia. (Foto: Divulgação/Unifesp)

15/05/2014 – O novo Centro de Oncologia Ocular do Amazonas, situado em Manaus, começou a atender crianças e adultos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades estão sob a coordenação dos médicos Sabrina Cohen e Rubens Belfort Mattos Neto, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Um dos objetivos é reduzir a morbidade e a mortalidade em decorrência dos tumores oculares na Região Norte, por meio do diagnóstico precoce e pelo tratamento adequado dos pacientes. O centro também deverá contribuir para a formação de especialistas na região.

O centro foi criado por uma parceria da Fundação Champalimaud, de Portugal, do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/Unifesp, da Fundação Piedade Cohen, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecom) e do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo).

Além de equipamentos como retinógrafo e ultrassom, os médicos contam com um sistema de telemedicina para discutir casos a distância. O centro está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1639, em Manaus (AM).

 

Fonte: Agência FAPESP

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *