CNPq completa 60 anos de bons serviços à sociedade


20/04/2011 – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de completar 60 anos de existência. Apesar de ter sido criado em 15 de janeiro de 1951, por meio da Lei 1.310, a primeira reunião do Conselho Deliberativo do novo órgão aconteceu apenas em 17 de abril do mesmo ano, sendo esta a data considerada como aniversário da agência.

Nestes 60 anos, o CNPq tem alcançado expressivos avanços. Em 2011, apoiará com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de Produtividade em Pesquisa; aproximadamente 20 mil bolsistas de mestrado e doutorado; 7 mil bolsistas apoiados nas diferentes modalidades de fomento tecnológico, a maioria em atividades de pesquisa e desenvolvimento diretamente nas empresas; cerca de 46 mil estudantes de graduação e do Ensino Médio, envolvidos em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica; além de financiar milhares de projetos de pesquisa.

Para o diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Jorge Porto, o CNPq nesses 60 anos tem contribuído de maneira esplendorosa  no que diz respeito ao fomento da ciência e tecnologia para o Brasil. “Com o Estado do Amazonas isso não é diferente. Desde que a  FAPEAM foi criada em 2003, as duas instituições têm sido parceiras no fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região. O fato de  sermos parceiros faz com que possamos entrar em diversos municípios do Amazonas para aplicar recursos em diversas instituições de ensino e pesquisa e nos institutos de tecnologia”, destacou.

Comemoração

A solenidade de comemoração acontecerá no dia 27 de abril no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, com a presença de diversas autoridades. Na ocasião ocorrerá o lançamento da 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, com o tema ‘Cidades Sustentáveis’, por meio da assinatura do acordo de cooperação entre o CNPq, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a General Electric do Brasil (GE), a mais nova parceira do Prêmio. Outra novidade é o lançamento da 1ª edição do Prêmio de Fotografia Ciência e Arte.

Durante a cerimônia também acontecerá a outorga do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimento, respectivamente concedidas a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do País, e a instituições colaboradoras que incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos para a pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

Em 2011, foram cinco agraciados. O sociólogo Gabriel Cohn, o engenheiro Evandro Mirra de Paula e Silva e o médico Zilton de Araújo Andrade que receberão o título de Pesquisador Emérito. Já a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) receberão Menção Especial de Agradecimento da agência.

Os 19 servidores do CNPq que completaram 25 anos de serviços prestados ao Conselho em dezembro de 2010, também serão homenageados.  Eles vão receber a placa comemorativa ‘Prata da Casa’ como reconhecimento à fundamental contribuição dos servidores do CNPq para a excelência dos resultados da agência.

Agência FAPEAM

Com informações do site do CNPq

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *