Controle biológico de pragas na agricultura é exemplo de negócio criativo
08/11/2012 – O controle biológico por meio de insetos benéficos para o controle de pragas na agricultura foi um exemplo de negócio criativo apresentado ao público presente no 3º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas/Criativos), realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
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O empresário Diogo Carvalho proferiu a palestra ‘Caso Bug: como conseguir capital de risco para sua empresa’, nesta quarta-feira, (07/11), no Auditório do Sebrae-AM, apresentando experiências de inovação e empreendedorismo, que colocam a empresa BUG Agentes Biológicos na 33ª colocação no ranking de inovação entre as 50 melhores empresas do mundo.
Carvalho explicou que a Bug Agentes Biológicos é uma empresa especializada na criação de insetos benéficos para o controle de praga, que são multiplicados em laboratório, a partir de tecnologia desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP/Piracicaba). A empresa fornece ao produtor de culturas agrícolas pequenas embalagens inseridas na plantação sem a utilização de inseticida.
Segundo ele, a mudança de um sistema de controle por inseticida utilizado há 40 anos para o combate às pragas que atacam as principais culturas do Estado de São Paulo, como por exemplo, a de cana-de-açúcar, permite o controle biológico, fazendo com que o produtor obtenha um produto mais limpo sem a contaminação de produtos químicos.
Enquanto aluno de Mestrado em Entomologia da Universidade de São Paulo de Piracicaba, Carvalho percebeu a necessidade de transferência de tecnologia para que sua pesquisa se transformasse em produto. O empresário contou que o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi fundamental nesse processo de desenvolvimento empresarial, o que garantiu o sucesso de reconhecido internacionalmente no mundo do empreendedorismo.
“Quando se trabalha com um produto inovador e quando este é originário da academia ele passar pelo processo de maturação antes que seja difundido no mercado comercial. Caso não ocorra, é arriscado demais oferecer um produto sem que haja a maturação. Estando pronto, é recomendável o lançamento no mercado comercial, oferecendo um produto de qualidade”, disse.
Para o empresário, esse fator foi fundamental para o crescimento dos investimentos recebidos para sua empresa ser hoje um negócio de sucesso. Carvalho recomendou que o empreendedor deve insistir naquilo em que acredita, não devendo desanimar diante das barreiras, como impostos e regulamentação de produtos, apostando no trabalho intenso e disciplina em favor da empresa.
Investimento de risco
Carvalho disse ainda que o investimento de risco faz parte para o crescimento da empresa. Segundo ele, o apego do empresário à empresa atrapalha qualquer negociação. Apesar da formação técnica, o empreendedor deve encarar como parte de negociação para que gere riqueza e lucro. “Quanto mais rápido o empresário se desapega será mais fácil negociar e ter sucesso com isso”, acrescentou.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM