Empresários locais aprendem a atrair investimentos internacionais
08/10/2012 – Atrair financiadores locais para investir em projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação referentes à Amazônia já é uma tarefa difícil por conta das singularidades da região, mas, e quando esse investidor é internacional?
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Na tentativa de demonstrar que é possível ‘correr atrás’ desses potenciais investidores de fora do Brasil, o empresário José Lavaquial mostrou a pesquisadores e empreendedores do Amazonas como captar recursos para seus projetos e empresas.
“Quanto mais perto o investidor está, mais contribuições positivas ele irá trazer e é por isso que a questão geográfica, em alguns casos, é fundamental”, ponderou.
Segundo ele, na Amazônia, com a biodiversidade, denominada por ele como “tesouros da floresta”, sob a atenção mundial e com empresas de ecoturismo e biotecnologia despontando no cenário local, não é difícil trazer investimentos internacionais.
“Já há, inclusive, redes hoteleiras internacionais que estão investindo em hotéis de selva instalados dentro de barcos para atrair o turista. Os investidores estão lá, em seus países, financiando projetos daqui e auxiliando os empresários da região a desenvolver seus negócios”, contou.
As informações foram divulgadas ontem, durante a palestra ‘Capital de Risco x Realidade Local’, no 3º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas realizado no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Técnicas
Lavaquial esclareceu que para definir que tipo de investidor o empreendedor deseja conquistar é necessário que ele pondere sobre três fatores: qual a atuação do fundo de investimento que ele irá procurar, qual o tempo de maturação e lucro do empreendimento após receber o investimento, e se ele está disposto a dividir com outra pessoa o controle do empreendimento.
“O investimento ajuda a crescer, mas traz um relacionamento junto com ele. Nesse relacionamento estão embutidas regras de governança, maior transparência, divisão de decisões e um horizonte de investimentos diferentes”, ponderou Lavaquial.
Inovamazonas
O 3º Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (Inovamazonas 2012/Criativos) é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti–AM).
O evento é realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
O tema deste ano é ‘Investidores de Risco’ e tem por objetivo estimular a criação de um Fundo de Investimento em Empresas para o Amazonas (Investamazonas), em contribuição com a área estratégica de desenvolvimento econômico do Estado.
Foto1: Palestrante José Lavaquial
Camila Carvalho – Agência FAPEAM