Encontro discute aspectos comunicacionais das vestimentas dos amazonenses
13/12/2012 – Que a roupa diz muito sobre a ocasião a maioria das pessoas já sabe, no entanto, poucos conhecem de onde vem os costumes das vestimentas de cada região. É sobre os aspectos comunicacionais da cultura existentes nas vestimentas do amazonense que estudantes, pesquisadores, professores e profissionais interessados pela área da comunicação, terão a oportunidade de discutir no 3º Café Intercom Manaus.
O evento será no próximo domingo (16/12), a partir das 16h, na sala 225, Posgrado Educação Superior, localizado no segundo andar do Manaus Plaza Shopping. Essa terceira edição traz a temática “Comunicação e moda: aspectos comunicacionais nas vestimentas do amazonense”.
A palestrante será a jornalista e consultora de moda Karen Leão, que faz parte do Grupo de Pesquisa Linguagens, Mídia e Moda da Universidade Federal do Amazonas (Mimo/Ufam).
Além de debater sobre comunicação e moda no Amazonas, os participantes poderão formar uma visão crítica sobre o que as vestimentas do amazonense anda dizendo sobre seus comportamentos. O evento pretende fazer um resgate histórico sobre a cultura local a partir das roupas utilizadas desde o período colonial, época em que a moda tinha forte influência de países como França e Portugal até os dias atuais, quando o Amazonas segue tendência de Estados como Sul, Sudeste e Nordeste.
O 3º Café Intercom é organizado pelas jornalistas e mestres em Ciências da Comunicação pela Ufam, Jonária França e Anielly Laena e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Ufam (PPCCOM/Ufam), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Artes e Tecnologia Interativa (Geparti), do Mimo e do Posgrado. O evento faz parte das atividades da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
O que é a Intercom
É uma associação científica, interdisciplinar, sem fins econômicos, destinada a congregar professores, pesquisadores e profissionais, bem como a prestar serviços a comunidade. È constituída por mais de mil associados de todas as regiões do país ou residentes no exterior, que são organizados em diferentes grupos de pesquisa. Realiza anualmente o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – megaevento pluritemático, freqüentado por toda a comunidade científica da área e cinco encontros regionais. Organiza ainda diversas publicações científicas impressas e digitais, como a Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, o mais antigo periódico da área, circulando há mais de 30 anos e o Jornal Intercom, semanário digital, contendo informações de interesse da comunidade acadêmica.
Fonte: Ciência em Pauta via Ascom Café Científico