Energia solar é melhor alternativa para pequenas comunidades do AM


28/11/2012 Representantes da Eletrobras Amazonas Energia e de empresas internacionais avaliaram, na manhã desta quarta-feira (28/11), formas de geração e distribuição de energia renovável para tirar comunidades do interior do Estado do ‘isolamento elétrico’.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

As discussões fizeram parte do painel ‘Avanços de projetos de micro e minigeração distribuída e os principais desafios na adaptação das novas normas e do net metering no País’ do Simpósio Internacional de Energia Sustentável Amazonas Greenergy, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com a Eletrobras Amazonas Energia.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan) também apoiam o evento na demonstração de projetos de pesquisa voltados para a geração de energia e para a infraestrutura necessária para a geração de energia no interior do Estado.

A assistente da diretoria de distribuição do sistema Eletrobras, Elaine França Fonseca, enumerou os principais desafios e dificuldades enfrentadas na região amazônica, mas garantiu que a empresa tem projetos específicos para vencer as peculiaridades do Amazonas. “Um exemplo é o projeto de P&D no valor de R$ 22 milhões que está sendo executado no município de Parintins, que é um projeto de demonstração, que pode ser aplicado em outros municípios”, explicou Fonseca.

Driblando dificuldades

Elaine Fonseca esclareceu que ao longo do projeto serão instaladas seis distribuidoras, além da implantação de modificações necessárias para que o sistema elétrico seja bem executado.

Entre as alterações estão: implantação da medição inteligente, automação e distribuição de energia e dados por meio de cabos de fibra ótica em toda a cidade, geração distribuída igualitariamente e instalação de quatro torres de comunicação, via rádio, para garantir a comunicação entre os medidores com monitoramento por imagem.

“Encontramos dificuldade na implantação do projeto porque, por exemplo, até para trocarmos os medidores, que é o sensor fundamental para o sistema elétrico, temos de mudar toda a instalação elétrica do consumidor”, argumentou Fonseca.

Combate ao isolamento

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/epinho.jpgA assistente da diretoria de distribuição do sistema Eletrobras disse ainda que já há geração solar distribuída em Parintins desde junho deste ano. “Estamos em negociação com o fórum do município para instalarmos um painel de geração solar”, contou.

 O gerente de negócios da empresa Dresse-Rand Guascor, Marcelo Pinho, ponderou que o Brasil está tecnologicamente avançando no processo de geração de energia solar de qualquer parte do território nacional. “Tecnologicamente, temos condições de instalar energia solar em comunidades, mas o que acontece é que a iniciativa privada está voltada para o comércio”, esclareceu.

Para romper com as barreiras geográficas existentes no Estado, a Dresse-Rand Guascor está, há três anos, desenvolvendo geração de energia por meio de gás natural. "Temos usinas de gás natural em cinco municípios e usinas fotovoltaicas em 12 comunidades, beneficiando 22 mil consumidores", revelou.

O coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) da SDS, João Henrique Souza Talocchi, disse que atualmente 27 municípios do Amazonas têm o consumo de energia baixo e que o ideal seria atendê-los com energia solar.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/ejoao.jpg“Ainda temos muitas comunidades com dificuldades de acesso à energia baseadas em geradores a diesel que possuem um custo social, ambiental e econômico muito alto. Estamos tentando incentivar o uso de energias renováveis, como energia solar, microusinas hídricas, usinas eólicas e biomassa para auxiliar essas comunidades”, esclareceu Talocchi. 

O Simpósio 

O Simpósio Internacional de Energia Sustentável – Amazonas Greenergy visa realizar discussões que abordem temas a respeito do uso de energias sustentáveis e troca de experiências entre as iniciativas pública e privada.

O evento servirá de palco para a discussão de uma proposta de Plano de Atração de Empresas do Setor de Energias Renováveis para o Estado, com definição de regras, incentivos fiscais e investimentos.

Dentre as empresas convidadas estão: EPE, Abengoa Brasil (Espanha), Schneider Electric (França), Dresser-Rand Guascor (EUA e Espanha), Canadian Solar (Canadá), Helios Strategia (Israel), Kyocera Corporation (Japão), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto Ideal) e Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Representando o setor acadêmico, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As discussões estão ocorrendo no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *