Estação Ciência encerra atividades neste sábado
22/10/2011 – Um ótimo programa para este sábado, 22 de outubro, é visitar a Estação Ciência, que irá funcionar até as 18h, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado. São 64 estandes e três anexos distribuídos em uma área de aproximadamente 2 mil m². Mais de 30 instituições estão no local apresentando os trabalhos e as pesquisas que desenvolvem. A Estação Ciência, uma das atividades da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), começou na quinta-feira, dia 20 de outubro. A entrada é gratuita.
Maior evento de divulgação científica do Brasil, a SNCT é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, a Semana é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM), durante o mês de outubro.
Para esta edição, a Sect/AM lançou um desafio aos expositores: utilizar a criatividade ao máximo para proporcionar maior interatividade e dinamicidade em suas apresentações. Muitos são os destaques como, por exemplo, a Casa da Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde experimentos de física, química e biologia podem ser vistos no cotidiano de um lar.
Outro destaque pode ser visto logo na entrada, onde um globo terrestre conquista o público. Este é o espaço preparado pela FAPEAM, com dez terminais de jogos interativos e seis telas touch screens em que os visitantes podem ver imagens de degradações ambientais. Neste ambiente, cinco estações de variabilidades climáticas permitem aos visitantes sentir, ouvir, ver e cheirar os diferentes tipos de clima existentes na Amazônia.
O Conselho Regional de Química (CRQ) utiliza-se de um painel representando uma residência para apresentar a química no cotidiano das casas. Além disso, ‘A Química no Cotidiano’ mostra a matéria em alimentos, na saúde, na agricultura, na energia e na comunicação.
A Fundação Nokia de Ensino apresenta alguns de seus produtos, como o System Fire, Sistema Automático de Detecção de Incêndio para Acionamento ao Corpo de Bombeiros; BTable – Mesa Braile; e o Sivdma – Sistema Imobilizador de Veículos por Detecção de Motoristas Alcoolizados.
Uma área denominada ‘Jogos Interativos’ é uma das grandes inovações deste ano na Estação Ciência. Lá se reúnem o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), com suas mais recentes inovações e o Certi, com os jogos Magekom, focado na disseminação do empreendedorismo, e Campo Minado, focado na astronomia. A Ink Animações também compõe esta área apresentando dois protótipos: um guia interativo em realidade aumentada e um de conteúdo infantil.
Outra área inovadora é a ‘Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência’. A Pentop do Brasil traz um kit de livro e caneta falante para os deficientes visuais. A Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Aziz, da Seduc, apresenta o sistema Dosvox destinado a auxiliar deficientes visuais no uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O Mecdaisy também é apresentado pela escola como solução tecnológica que permite a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio. O Complexo Municipal de Educação Especial da Semed participa expondo materiais pedagógicos adaptados para a acessibilidade educacional deste público.
O Sesc aborda o tema ‘As Moléculas que Mudaram a História do Mundo’ para explicar como as propriedades químicas dos compostos alteram a história da humanidade. Neste contexto, são examinadas moléculas que vão desde a medicina até as ciências socioeconômicas.
Confira a seguir outras atrações da Estação Ciência e participe:
10h às 10h30 – Grupo de Dança Hip Hop do Programa Galera Nota 10 da Sejel
10h30 às 11h – Grupo de Seresta da Unati
10h30 – Palestra Geo-Pictures com Dalton Vilela, secretário executivo adjunto da Sect/AM. Local: Auditório
11h às 12h – Rádio Com Ciência
14h às 14h30 – Rádio Com Ciência
14h30 – Canto
14h45 às 15h05 – ‘Conversa com o Escritor’ – Pauta: Influência da questão ambiental em suas obras; Recital – Cordel
15h às 16h – Premiação dos Concursos de Poema, Desenho e Mascote
16h30 às 17h – Rádio Com Ciência
17h30 às 18h – Encerramento
Fonte: Ciência em Pauta/Sect-AM