Estudantes e professores do Ifam participam do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Recife-PE
Estudantes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e de Processos Químicos e professores dos diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) apresentarão seus trabalhos científicos no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece de 26 a 29 de maio, em Recife-PE.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os trabalhos a serem apresentados fazem referência a Amazônia. Um exemplo será o relato de experiência da pesquisa “Biodiversidade amazônica: uma fonte de inovação através da aplicação da tecnologia em alimentos”, coordenada pela professora do Ifam, Lúcia Boeira, do campus Manaus Centro (CMC), que explanará sobre a aplicação de tecnologia em matérias-primas alimentícias regionais para a elaboração de novos produtos.
Outro trabalho será debatido em mesa redonda. Proposto pelo professor do campus Tabatinga, Nilton Ponciano, a temática “Sociedades amazônicas e educação profissional e tecnológica, entre fronteiras”, discutirá a educação intercultural.
Para o reitor do Ifam, Antonio Venâncio Castelo Branco, a participação do Instituto se faz necessária para inserir o Amazonas nas discussões em prol da cidadania e do direito universal à educação, além da possibilidade de mostrar o que está sendo produzido em ciência, tecnologia e inovação.
Sobre o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica
Este é o terceiro Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que nesta edição é organizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) com apoio do Ministério da Educação (MEC).
A expectativa de público é de 15 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, que tem como tema central “Diversidade, Cidadania e Inovação”. A solenidade de abertura terá a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres.
Além das conferências, palestras e debates, o Fórum contará com 384 atividades autogestionadas, ministradas pelas 150 instituições integrantes do Comitê Organizador do evento em diversas áreas. São 102 oficinas, 24 lançamentos de livros, 25 palestras, 52 mesas redondas, além de 100 atividades culturais, entre apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de filmes e exposições.
Fonte: Assessoria do Ifam