Estudo sobre receptores ganha Prêmio Nobel de Química
10/10/2012 – Os cientistas americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka foram anunciados nesta quarta-feira, pela Real Academia de Ciências da Suécia, como vencedores do Prêmio Nobel de Química. Seus estudos mostram como as células do corpo respondem a estímulos, como uma injeção de adrenalina. O trabalho, anunciou o comitê da premiação, pode ajudar no desenvolvimento de remédios mais eficientes.
Pela pesquisa, que versa sobre os receptores acoplados a proteínas G – que são as entradas das células para reagir com mensagens químicas – Lefkowitz e Kobilka vão receber um prêmio de US$ 1,2 milhão (cerca de R$ 2,4 milhões). A academia argumentou que, ao revelar o funcionamento interno de uma grande família de receptores, a dupla de cientistas permitiu descobertas revolucionárias.
"Esses pequenos receptores permitem a cada célula sentir seu ambiente, o que lhes facilita a adaptação a novas situações", informou a academia, em nota. "Cerca da metade de todos os remédios, entre eles os betabloqueadores, anti-histamínicos e vários tipos de medicamentos psiquiátricos, fazem efeito através dos receptores acoplados a proteínas G. Por isso, a descrição de seu funcionamento interno levará a grandes avanços neste âmbito".
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Menos efeitos
Sven Lidin, professor de química inorgânica na Universidade Lund e presidente do comitê, disse em entrevista coletiva que a descoberta é extraordinária. "Saber o que eles (os receptores) parecem e como eles funcionam vai nos fornecer as ferramentas para fazer remédios com menos efeitos colaterais", afirmou.
Lefkowitz trabalha no Instituto Médico Howard Hughes e no Centro Médico Universitário Duke, de Durham (EUA), e Kobilka é pesquisador da Escola Universitária de Medicina de Stanford (EUA). Os ganhadores deste prêmio sucedem na lista do Nobel de Química, o cientista israelense Daniel Shechtman, que recebeu a honraria do ano passado.
Outras premiações
O Nobel de Química foi o terceiro a ser anunciado este ano. Para esta quinta-feira está previsto o anúncio do nome do ganhador do Nobel de Literatura; na sexta-feira, será anunciado o da Paz e, na segunda-feira, a lista de ganhadores da edição 2012 será finalizada com a concessão do prêmio de Economia.
Fonte: Agência EFE, Reuters e Veja