Estudo traça perfil de universitários com Esteatose Hepática
14/01/2013 – Um trabalho intitulado ‘Avaliação da prevalência da esteatose hepática em jovens da cidade de Manaus’ foi desenvolvido pela estudante de Medicina Bruna Barbosa de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisa visou traçar um perfil sobre os universitários propensos a terem doenças hepáticas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O estudo, desenvolvido sob a orientação da Professora Doutora em Gastroenterologia Cristina Melo Rocha, apontou que a maioria das pessoas sabe o que é a doença, mas desconhece a sua gravidade.
Como resultado a pesquisa detectou que a presença de esteatose hepática entre os jovens que fizeram parte do levantamento está entre a média nacional e internacional.
A pesquisa foi desenvolvida no Ambulatório Araújo Lima com 39 jovens universitários na faixa etária entre 20 e 30 anos, de diversas instituições universitárias. O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro na Ufam.
Bruna Oliveira foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre a Esteatose Hepática
A esteatose hepática caracteriza-se por acúmulo de gordura no fígado. Chamado também de "fígado gorduroso" a esteatose chamou a atenção dos médicos no finados anos 1980 quando coincidiu com uma epidemia de obesidade nos Estados Unidos.
A esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite. As causas desses dois tipos de esteatose são o consumo de bebidas alcoólicas e a obesidade ou sobrepeso. Mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
Outros fatores de risco para o desenvolvimento de gordura no fígado são a diabetes tipo 2, a resistência à insulina e o colesterol elevado.
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM