Estudo traça perfil de universitários com Esteatose Hepática


14/01/2013 Um trabalho intitulado ‘Avaliação da prevalência da esteatose hepática em jovens da cidade de Manaus’ foi desenvolvido pela estudante de Medicina Bruna Barbosa de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisa visou traçar um perfil sobre os universitários propensos a terem doenças hepáticas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O estudo, desenvolvido sob a orientação da Professora Doutora em Gastroenterologia Cristina Melo Rocha, apontou que a maioria das pessoas sabe o que é a doença, mas desconhece a sua gravidade.

Como resultado a pesquisa detectou que a presença de esteatose hepática entre os jovens que fizeram parte do levantamento está entre a média nacional e internacional.

A pesquisa foi desenvolvida no Ambulatório Araújo Lima com 39 jovens universitários na faixa etária entre 20 e 30 anos, de diversas instituições universitárias. O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro na Ufam.

Bruna Oliveira foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sobre a Esteatose Hepática

A esteatose hepática caracteriza-se por acúmulo de gordura no fígado. Chamado também de "fígado gorduroso" a esteatose chamou a atenção dos médicos no finados anos 1980 quando coincidiu com uma epidemia de obesidade nos Estados Unidos.

A esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite. As causas desses dois tipos de esteatose são o consumo de bebidas alcoólicas e a obesidade ou sobrepeso. Mais de 70% dos pacientes com esteatose são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.

Outros fatores de risco para o desenvolvimento de gordura no fígado são a diabetes tipo 2, a resistência à insulina e o colesterol elevado.

Sobre o Paic

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Ouça a reportagem completa, clique aqui.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *