FAPEAM aposta em estações interativas na Semana Nacional de C&T
14/10/2011 – Imagine-se em um cenário futurista, com telas interativas de touch screen (telas sensíveis ao toque), que permitem ao visitante navegar por imagens de devastação ambiental, visualizar projetos de pesquisa, assistir a vídeos, e brincar com jogos interativos que ajudam os visitantes a compreender a importância da manutenção da floresta em pé.
O conceito de interatividade entre ciência e público será apresentado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), durante a Estação Ciência, na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 17h e no dia 22 de outubro, das 10h às 18h, no Clube do Trabalhador do Sesi (Alameda Cosme Ferreira, Coroado).
Com o tema ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’, a SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem por finalidade popularizar a ciência. A iniciativa envolve a realização de palestras, mesas-redondas, seminários, apresentações culturais e visitas técnicas em todo o País.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
No Amazonas, a Semana é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM). Os municípios que receberão as atividades são Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga. Na capital, serão concentradas na Estação Ciência, no Clube do Trabalhador e na Aldeia do Conhecimento, no Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Variabilidade Climática
Durante a SNCT, a FAPEAM montará estações de variabilidades climáticas onde os visitantes poderão interagir com os diferentes tipos de climas existentes na Amazônia. “O público, literalmente, poderá sentir, ouvir, ver e cheirar os climas da região”, explicou a diretora-presidenta da FAP, Maria Olívia de Albuquerque Simão.
A proposta da Fundação é desmistificar conceitos complexos relacionados às mudanças climáticas globais, conforme Maria Olívia, por meio de uma linguagem simples e comum ao público. As ações serão realizadas via parcerias interinstitucionais com o Inpa, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).
“O objetivo é fazer com que as pessoas entendam os conceitos de clima, macro e micro climas e como a interferência humana pode estar influenciando no processo de mudanças climáticas. As propostas foram construídas sob o pensamento de que são assuntos frequentes na mídia e no cotidiano das pessoas”, pontuou a diretora-presidenta e acrescentou que foi mantido o mesmo padrão de investimentos do ano passado.
Interiorização da ciência
Com o compromisso de interiorizar a Semana de C&T, a FAPEAM, em parceria com as instituições de ensino e pesquisa do Amazonas, também realizará atividades em Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga. Hoje, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), pesquisadores têm recebido investimentos para promoção de congressos, simpósios, workshops, palestras, oficinas e seminários, a nível regional, nacional e internacional.
“O Parev nos ajuda a superar os problemas relacionados às distâncias amazônicas, que envolvem o transporte de equipamentos, materiais e pesquisadores para os municípios. A Ciência e a Tecnologia têm que ser descentralizadas. Exige-se esforço interinstitucional diante do desafio de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Temos que mostrar que é fundamental investir em C&T”, salientou Maria Olívia.
Confira aqui a programação completa.
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM