Fapeam e Iniciativa Amazônia+ 10 promovem workshop sobre a Chamada Expedições Científicas
Com objetivo de esclarecer dúvidas de pesquisadores interessados em concorrer à chamada da Iniciativa Amazônia + 10-Expedições Científicas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), promove workshop, nesta quinta-feira (21/3), a partir das 8h30 (horário Manaus), com transmissão no Canal do YouTube em: https://www.youtube.com/@fapeamamazonas.
A Chamada da Iniciativa Amazônia +10-Expedições Científicas, lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebe propostas até 29 de abril e tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica colaborativa e o desenvolvimento tecnológico na Amazônia Legal, com foco na melhor compreensão das interações natureza-sociedade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
O Workshop também contará com quatro painéis distribuídos nos seguintes temas: Melhores Práticas em Expedições Científicas; Participação e protagonismo indígena e de comunidades tradicionais na pesquisa; Diretrizes éticas e regulatórias para realização de expedições científicas e Tecnologias emergentes em biodiversidade e integração de dados para pesquisa na Amazônia. As atividades terão como mediadores e painelistas representantes de institucionais regionais, nacionais e internacionais.
Confira a programação completa em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Programacao-2.pdf
Sobre a chamada
Aproximadamente R$ 95 milhões estão sendo investidos na Chamada da Iniciativa Amazônia +10 Expedições Científicas que tem como objetivo financiar pesquisas voltadas para a expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade em áreas pouco exploradas da maior floresta tropical do mundo.
A Iniciativa é liderada pelo Confap e Consecti, em parceria com o CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Para esta chamada, a Fapeam também participa com investimentos de R$ 2 milhões. Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0022024/
Apoio
O evento conta com o apoio do XPRIZE Rainforest – Florestas Tropicais, uma premiação internacional realizada pelo XPRIZE e financiado pelo Alana, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias de mapeamento da biodiversidade de florestas tropicais, cuja final acontece este ano na floresta amazônica do Brasil.
Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam
Foto: Arte Divulgação