Fapeam fomenta projeto de estudo da composição de resíduos sólidos em Tabatinga


A interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica no fomento de áreas estratégicas é uma das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Desta vez, a instituição chegou ao município de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros da capital amazonense) com apoio ao projeto “Implantação e operação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município de Tabatinga”, aprovado no Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas  (Painter), Edital N° 003/2020.

Coordenado pelo professor e pesquisador do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Tabatinga) Marxer Antonio Colares Batista, o estudo gravimétrico dos resíduos, ainda em andamento, consiste no processo de amostragem do lixo descartado pela população do município, onde são coletados materiais como papel, papelão, plástico, metal, matéria orgânica e rejeitos e, depois separados para averiguar a porcentagem de cada material presente nos resíduos.

Como explicou Marxer Batista, o levantamento tem como objetivo quantificar o quanto a população tabatinguense gera de resíduo diariamente e, depois classificar o material por tipo, quantidade, peso e volume. “O resultado do estudo se torna importante para os catadores do município, que por meio dessa pesquisa saberão o que poderá ser comercializado quando estiverem organizados em associação ou cooperativas”, completou.

IMG-20211005-WA0016

O estudo visa ainda adequar a gestão dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, pois auxilia na projeção da geração para planos de gerenciamento futuros, como a coleta seletiva e aterro sanitário, conforme observou o pesquisador.

Etapas

O processo da pesquisa está dividido em cinco etapas. A primeira e a segunda etapa já ocorrem simultaneamente. Uma consiste na caracterização do município para levantar dados a respeito da geografia, território, população e base econômica e a segunda fase trata da descrição do gerenciamento dos resíduos sólidos, quando é realizado o levantamento das seguintes informações: composição gravimétrica (ação realizada); mapeamento das rotas de coleta, procedimentos operacionais, frequência da coleta e estrutura disponível (em execução); destinação final dos resíduos sólidos (ação realizada); custo de operação (da coleta a disposição final, também em execução).

2.2-Vista aérea do veículo despejando o reíduos para o estudo gravimétrico

A terceira fase vai analisar o perfil socioeconômico dos catadores, enquanto que a quarta etapa estudará a logística, considerando que Tabatinga está localizada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, e distante de Manaus, o que segundo o professor Marxes, torna-se necessário verificar e analisar o melhor custo-benefício para destinar os materiais para a indústria recicladora.

 Na quinta parte do projeto, entrará em ação o Plano da Associação, quando será realizado as seguintes ações: o programa de Educação Ambiental, envolvendo ações socioeducativas que visem fortalecer o programa de coleta seletiva; o fortalecimento do programa de coleta seletiva; a capacitação dos catadores por meio de cursos de associativismo e cooperativismo e, finalmente, a entrega do projeto modelo de associação ou cooperativa.

Painter

O Painter é uma ação inédita do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental no  Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do estado.

 Por: Valdete Araújo

Fotos: Divulgação

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *