Fapeam recebe gestores da UEA para alinhar acordo de cooperação e atividades de CT&I
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (22/9), visita dos gestores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para alinhar possível acordo de cooperação institucional para o desenvolvimento da pesquisa e parceria em evento de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
A comitiva da UEA foi recebida pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, pela diretora Técnico-Científica, Marcia Irene Andrade Mavignier e pela chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação, Ana Cláudia Maquiné Dutra. Pela UEA, participaram da reunião, o reitor André Luiz Nunes Zogahib, a vice-reitora Kátia do Nascimento Couceiro e o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho.
Durante o encontro, Márcia Perales, falou da importância do entrosamento entre as instituições para o alinhamento de ações colaborativas e da realização de atividades, que visem fortalecer o Sistema de CT&I do Amazonas, e que possam agregar oportunidades para acadêmicos e para a população em geral.
“A aproximação com as instituições de ensino e pesquisa é sempre muito produtiva, pois ficamos conhecendo as demandas da educação superior, da pós-graduação e da pesquisa, e juntos encontramos meios para superar desafios e possibilitar melhor aplicação dos recursos públicos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Amazonas”, comentou.
O reitor da UEA aproveitou a oportunidade para parabenizar a Fapeam pelas conquistas e avanços dos últimos anos, que colocam o Amazonas como o estado que mais investe em formação de recursos humanos em níveis de mestrado e doutorado, com recursos do tesouro estadual, além da Fapeam ser reconhecida como a quinta agência de fomento no mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia.
Durante a conversa, ficou definido que as equipes técnicas das duas instituições devem se reunir para alinhar o acordo que vai fortalecer e incentivar ainda mais a formação de recursos humanos, em nível de pós-graduação stricto sensu, bem como a realização de evento científico que vai contribuir para a popularização da ciência e democratização da produção do conhecimento no Amazonas.
Por: Marlúcia Seixas/Decon Fapeam
Fotos: Érico Xavier/Decon Fapeam