Fapeam recebe visita de equipe que atua na Comissão de CT&I da Aleam
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu nesta quinta-feira (25/5) visita de cortesia da equipe de trabalho do deputado estadual Wanderley Monteiro, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O encontro teve como pauta apresentar aos visitantes as ações e programas apoiados pela Fapeam na área de CT&I.
A equipe foi recebida pelas diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, diretora Técnico-Científica (Ditec), Márcia Irene Andrade Mavignier, pela diretora Administrativo-Financeira (DAF), Maria Raizidora de Oliveira Zurra, e pela chefe de gabinete Ana Paula Ferreira Carvalho.
Durante o encontro, Márcia Perales agradeceu a visita e a oportunidade de poder apresentar à equipe de assessores da Comissão, o trabalho desenvolvido pela Fapeam, suas linhas de ação, e ações padronizadas que são desenvolvidas de acordo com o Plano Plurianual do Amazonas (2020-2023), com os Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS) no Brasil, e com a Agenda 2030.
“A Fapeam tem atuado firmemente para apoiar não só os pesquisadores da capital, mas também para oferecer oportunidades em CT&I para os pesquisadores que atuam no interior. O Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) é um exemplo do que estamos falando, pois já está na sua terceira edição, com exclusividade para o interior. Da mesma forma, alguns programas lançados no âmbito do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência são exclusivos para pesquisadoras do interior”, comentou a diretora-presidente.
A equipe composta pelo coordenador da Comissão, Alex Sander, pelo secretário Rafael Marques e pelos assessores Isaque Batista, Rafael Simões, Matheus Claudinho e Caubi Cerquinho revelou ter ficado satisfeita com as informações obtidas e com o material apresentado pela Fapeam.
Na ocasião, Alex Sander agradeceu a recepção e disse levar ao deputado as informações recebidas, para que a Comissão possa responder a algumas demandas a respeito da área CT&I, de comunidades e instituições.
Por: Marlúcia Seixas – Decon-Fapeam
Fotos: Érico Xavier – Decon/Fapeam