Formação de novos professores ganha força no Amazonas


21/10/2011 – O incentivo à formação de novos professores tem ganhado força na capital e no interior do Amazonas. Com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), aproximadamente 96 alunos de graduação de cursos de licenciatura exercem atividades relacionadas à docência em cinco escolas estaduais da capital.

Participam do projeto alunos dos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática, Química e Ciências Naturais. Os futuros professores recebem uma bolsa no valor de R$ 400, aprendem a dar aula, trabalham como ‘tira-dúvidas’ de alunos do Ensino Médio e ensinam aos jovens a importância das novas mídias no processo educacional. Além da capital, o programa é realizado nos municípios de Humaitá e Benjamin Constant.

Os resultados do Pibid estão sendo apresentados durante a 8ª Semana Nacional de Ciência (SNCT), que tem como tema ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’. As atividades são realizadas na Estação Ciência, no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado. A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Conforme o coordenador do subprojeto de Licenciatura em Biologia, Waldemar Loureiro Belota Filho, o objetivo do programa é incentivar os alunos a seguirem a carreira de docência. Ele explicou que os alunos ao ingressarem na Ufam optavam apenas por se tornarem pesquisadores (bacharelado). A escolha era feita somente no meio do curso. src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/fotoufam2.jpg

“Hoje, é diferente. São disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para bacharel e 30 para a docência. O estudante opta por ser professor já no início da graduação. Durante o curso, eles realizam atividades nas escolas estaduais Luizinha Nascimento, Ângelo Ramazzotti, Tiradentes, Inspetora Dulcinéia Moura e Maria Madalena Santana de Lima”, informou.

Bolsista do programa desde 2009, o aluno do 6º período do curso de Biologia, Paulo Igor M. Jucá, disse que a iniciativa é válida, pois faz com que os estudantes aprendam qual a postura que um professor deve adotar em sala de aula. “Durante as atividades, somos acompanhados por um professor da própria escola. Trabalho com alunos do 1º ano do Ensino Médio e, aos sábados, ensino os alunos do 2º ano do Ensino Médio a utilizar as novas mídias para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura das instituições federais e estaduais de educação Superior. O programa conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O primeiro edital foi aberto em 2007, mas só passou a vigorar em 2009. O Pibid está no terceiro ano de atividades. O edital de 2011 prevê investimentos de R$ 2 milhões e tem validade de dois anos.

Luís Mansuêto – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *