Governo do Amazonas e Ministério da Pesca e Aquicultura lançam o Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta quarta-feira (29/5), o Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal – MPA/Fapeam, realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O edital n° 007/2024 estima apoiar até 25 projetos de pesquisa. As inscrições estão abertas até às 17h (horário de Manaus) do dia 28 de junho.

A ação visa selecionar propostas para concessão de auxílio-financeiro a projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, em colaboração com professores do ensino médio da rede pública de ensino e de bolsas de iniciação científica júnior voltada para alunos do ensino médio da rede pública, que sejam jovens da pesca artesanal (incluindo alunos pescadores artesanais indígenas).

Além de apoiar atividades nos campos das ciências e carreiras tecnológicas, permitindo o avanço do conhecimento em temas ligados às realidades das comunidades pesqueiras artesanais do Brasil, a partir das diversas áreas do conhecimento.

DECON - TODO MATERIA MPA-FAPEAM

Submissão

As propostas deverão ser apresentadas por meio do preenchimento de formulário online específico e enviadas via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: http://www.fapeam.am.gov.br

Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam, conforme detalhado no edital.

Temas Prioritários

Para este edital serão considerados os seguintes temas prioritários: Mulheres pescadoras artesanais; Trabalho e cadeia produtiva da pesca artesanal; Modo de vida e conhecimento tradicional pesqueiro; Territórios pesqueiros artesanais; Cultura, história e pesca artesanal; Segurança/soberania alimentar; Formas de organização da pesca artesanal; Gestão pesqueira; Desastres/impactos socioambientais na pesca artesanal; Juventude e pesca artesanal; Políticas públicas e comunidades pesqueiras artesanais.

E ainda os temas de: Bioeconomia na Amazônia, Injustiça e racismo ambiental, Turismo de base comunitária e comunidades pesqueiras artesanais, Justiça climática, Direitos e pesca artesanal, Educação e pesca artesanal, Poluição e seus impactos na vida dos povos da pesca artesanal, Conflitos socioambientais envolvendo comunidades tradicionais pesqueiras.

Sobre o Programa

A pesca artesanal é uma atividade praticada por comunidades tradicionais da região amazônica, que desempenha um papel vital na subsistência dessas comunidades, fornecendo alimentos, geração de renda, preservação da cultura local e educação. O programa contribui para a formação de estudantes no contexto amazônico, por meio da iniciação científica e tecnológica júnior, promovendo a produção do conhecimento e a geração de novas tecnologias e de inovação na educação básica.

Confira o edital em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/dital-n-o-0072024/

Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *