Governo do Estado investirá R$ 995,4 mil para difusão científica e popularização da ciência no Amazonas


Para promover a difusão e a popularização da ciência, o governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), está investindo R$ 995,4 mil para apoiar projetos voltados à popularização e difusão da ciência no Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os recursos serão destinados por meio do Programa de à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (Pop CT&I) a 27 projetos em Manaus e nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Tabatinga, Parintins e Presidente Figueiredo.

XI SEMANA NAC. DE C&T E II FEIRA DE CIÊ. DA AMAZÔNIA - FOTOS ÉRICO X-89

Os projetos devem propor a organização e a execução de atividades que abordem diversas áreas do conhecimento. (Foto: Érico Xavier/Ag.FAPEAM)

O Programa tem como objetivo incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, bem como garantir o aporte de recursos para a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I, prioritariamente, no interior do Amazonas.

Os projetos também devem propor a organização e a execução de atividades que abordem diversas áreas do conhecimento, segundo as diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com as ações de difusão e popularização da ciência, o governo do Estado garante que os resultados das pesquisas cheguem até a sociedade, além de fomentar a compreensão do impacto dos investimentos em CT&I para o desenvolvimento do Amazonas e do País.

Popularização

Entre os projetos aprovados está   a  ‘XI Semana Nacional de CT&I do Ifam em São Gabriel da Cachoeira’ da professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) campus de São Gabriel da Cachoeira (localizado a 852 quilômetros de Manaus), Cleoni Virgílio da Silveira, ‘

“O evento será realizado em outubro de 2015 e tem como objetivo discutir e difundir as atividades de pesquisas e ações educacionais do município voltadas para celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A Semana tem abrangência regional, com a participação de mil pessoas entre professores, estudantes e pesquisadores de outras instituições e da comunidade local. Serão realizadas palestras, mesas-redondas e exposições dos resultados de pesquisa”, disse a pesquisadora na proposta encaminhada à FAPEAM.

O diretor técnico-científico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), João Valsecchi do Amaral, também teve um projeto aprovado. Ele receberá aportes financeiros para realizar, em Tefé (localizado a 523 quilômetros de Manaus), a Semana Nacional de CT&I.

Itacoatiara (localizado a 176 quilômetros de Manaus) também terá a Semana Nacional de CT&I. O evento será atrelado ao VII Simpósio Interinstitucional das Universidades Federal do Amazonas (Ufam), do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), segundo o projeto coordenado pela professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet) da Ufam, Liane Rebouças.

Dentre os demais professores contemplados, está a doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Vilma Terezinha de Araújo Lima. Ela receberá recursos por meio do Pop CT&I para criar e divulgar, durante a Semana de CT&I no Amazonas, jogos educativos com informações sobre CT&I para popularizar o conhecimento geográfico.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *