HQs e jogo da memória divulgam as ações do Museu Amazônico para popularização da Ciência
12/11/2012 – A partir do desenvolvimento de atividades lúdicas com estudantes da rede pública de ensino do município de Presidente Figueiredo (distante a 107 quilômetros de Manaus), o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulga as ações e o acervo institucional por meio do projeto de ‘História e conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia’. A atividade de popularização da ciência foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Sob a coordenação da arqueóloga, Myrtle Pearl Shock, as atividades fizeram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCNT-AM), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizada em outubro, cujo objetivo principal foi popularizar a ciência no Estado do Amazonas.
No âmbito do projeto, foram desenvolvidas Histórias em Quadrinhos (HQs) e um jogo da memória relacionado com a cultura local. Shock disse que a equipe de pesquisadores (antropólogos/arqueólogos) roteirizou textos explicativos sobre a cultura amazônica que perpassa pelo conceito de arqueologia, diversidade e povos indígenas, culinária da mandioca-brava, remédios caseiros, etc.
Existência das sociedades
Segundo Shock, é de suma importância o conhecimento sobre a existência de sociedades que vivenciaram e deixaram vestígios de culturas milenares e a Amazônia apresenta inúmeros sinais da presença dessas sociedades que povoaram a região. Ela informou que a capital amazonense tem evidências de sítios arqueológicos que precisam ser preservados.
“A região amazônica é conhecida pelo seu patrimônio histórico em que registra lugares habitados há 9 mil anos e a arqueologia investiga os vestígios deixados como objetos, indumentárias, construções, cerâmicas, dentre outros que marcaram a presença de grupos étnicos diversificados”, declarou.
O projeto
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Figueiredo, o projeto reuniu cerca de 1,6 mil alunos do Ensino Fundamental na Biblioteca Municipal, que participaram das atividades focadas no cotidiano amazônico, como o processo de fabricação da farinha, base de alimentação de povos da região do Alto Rio Negro, exposição de banners e de brinquedos indígenas.
Para a arqueóloga, a importância desse referencial permite refletir sobre os usos e costumes desenvolvidos há milhares de anos por grupos étnicos que processam uma tecnologia complexa presente no nosso dia a dia.
Sobre o POP CT&I
Este programa tem o objetivo de financiar a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I e a realização de eventos de Popularização da Ciência, prioritariamente no interior do Estado do Amazonas, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas. Atualmente, o POP CT&I está com o edital aberto. Clique aqui e confira o novo edital.
O Programa visa disseminar e democratizar a informação sobre a produção de CT&I. Os projetos devem propor a organização e execução de atividades que abordem diversas áreas do conhecimento, como também o tema central da SNCT, de acordo com as diretrizes propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sebastião Alves – Agência FAPEAM