Inaugurada a primeira etapa da Rede Estadual de Comunicação

A internet de qualidade via rede de fibra ótica já é uma realidade para o município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). Foto: Érico Xavier.
A internet de qualidade via rede de fibra ótica já é uma realidade para o município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). Nesta quarta-feira, 11 de junho, o Governo do Amazonas inaugurou na cidade a Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus, que consiste em implantar infraestrutura de telecomunicação, por meio de fibra ótica e rádios.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto tem o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado nos órgãos públicos, por meio eletrônico, oferecidos à população. Iranduba foi o primeiro município do Estado a receber a interligação que também chegará, até o fim deste ano, aos municípios de Manacapuru, Caapiranga, Anamã, Anori, Codajás e Coari.

O projeto da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus recebeu investimento de R$ 9,016 milhões do Governo do Amazonas. Foto: Érico Xavier.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Odenildo Sena, a proposta começou a ser desenhada desde 2010 com a política de estimular o desenvolvimento desses municípios. “Hoje, o desenvolvimento de um município vem na esteira da internet. Essa infraestrutura de fibra ótica vai atrair investidores e vai influenciar na melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública, que demandam sistemas informatizados e para isso precisam de internet de qualidade”, destacou Odenildo. Ele frisou que, na Praça dos Três Poderes, a mais popular de Iranduba, a população terá internet sem fio com até 2MB dedicados.
“A infraestrutura também vai atrair empresas de internet e TV a cabo possibilitando que a população adquira o serviço de internet em casa. Isso mexe com a vida da cidade porque sobre tudo isso vai redundar na construção de mais cidadania uma pessoa hoje mais bem informada ela é mais cidadã”, avaliou Sena.

à esquerda, o titular da Secti/AM, Odenildo Sena; ao centro, o representante da Telebrás, Arthur Achilles Santos; e à direita, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão. Foto: Érico Xavier.
Benefícios – A Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus também vai proporcionar agilidade nos serviços oferecidos pelos postos do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs), entre eles a emissão de documentos; atração de novos investimentos; geração de emprego e renda; emissão de nota fiscal eletrônica; interligação do programa Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (BO) eletrônico; integração de hospitais e prontos atendimentos; utilização de novas tecnologias para videoconferências; telemedicina; controle de estoque de medicamentos; prontuários online; e também a integração de escolas e universidade a outras instituições de pesquisa; e formação de professores e ensino à distância.
Fonte: Agecom