Incentivar inovação tecnológica é desafio para Amazônia Ocidental
08/11/2012 – A Cooperação Pan-Amazônica e o avanço da CT&I na Amazônia continental foram o tema da segunda mesa de debates do Seminário Pan-Amazônico que acontece no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), até esta quinta-feira, 8 de novembro das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), que proferiu a palestra ‘Os desafios à Inovação Tecnológica na Região Norte do Brasil’, o Governo do Estado vem mudando o cenário da inovação no Amazonas por meio de investimentos em instituições de ensino e pesquisa.
“Com a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o apoio da Secti-AM o Amazonas avançou muito no fomento à pesquisa. Enquanto o Brasil aumentou em cerca de 175% o valor dos investimentos em CT&I, no mesmo período, o Governo do Estado do Amazonas aumentou em 1032% os investimentos locais”, destacou.
Convênio
A Fundación Fidal e a Associação Pan-Amazônia, por meio de seus diretores, Rosália Arteaga e Belisário Arce, assinaram um convênio que garante o esforço das duas instituições em criar um mecanismo para valorizar a atuação dos professores na Amazônia.
“Por meio desse convênio, pretendemos criar um prêmio para reconhecer, inclusive financeiramente, professores de toda a Amazônia continental que tenham um diferencial, ou seja, que estejam na busca da concepção do objetivo maior que é a excelência educacional”, enfatizou Arce.
Participaram da segunda rodada de debates o Cônsul Geral do Peru, César Augusto de Lãs Casas, a ex-presidente da República do Equador e atualmente diretora da Fundación Fidal, Rosália Arteaga, o representante da Fundação Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica (Fucapi), Renato Frota, o secretário executivo Adjunto da Secti-AM, Eduardo da Costa Taveira e o professor e pesquisador do Inpa, Claudio Ruy Fonseca.
Sobre o Pan-Amazônia
De acordo com o presidente da Associação Pan-Amazônia, Belisário Arce, o evento se insere na estratégia de realizar encontros que congreguem pessoas da Amazônia ocidental para discutir temas relevantes com uma visão amazônica. “Uma vez que os temas complexos e importantes acabam avançando a partir de uma visão de fora, nós queremos discutir a questão da ciência e CT&I a partir de uma visão nossa, levando em consideração a dimensão cultural Amazônica”, comentou.
O evento é uma realização da Associação Pan-Amazônia, em parceria com a Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB) e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). O evento conta ainda com o apoio da FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
Programação
O seminário Pan-Amazônico continua durante esta quinta-feira (8/11), com a quarta rodada de palestras voltadas para os desafios da inovação tecnológica para transformar o capital natural da Amazônia em ganhos econômicos.
Rosa Doval – Agência FAPEAM