Inclusão social faz parte da 8ª SNCT
21/10/2011 – A apresentação de um grupo de dança formado por alunos com necessidades especiais chamou a atenção de quem visitou a Estação Ciência, atividade pertencente às programações da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que prossegue até o sábado, dia 22 de outubro, no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado.
Os alunos da Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, acompanhados de pais e de professores, deram um show à parte na abertura das atividades deste segundo dia do evento na Estação Ciência.
Com a temática ‘Anos Dourados’, o grupo fez a apresentação de quatro ritmos musicais. Umas das coordenadoras do grupo Ana Glaucia Beltrão falou sobre o principal objetivo do projeto, que é uma iniciativa da escola. “A interação social e a comunicação entre os alunos com ou sem necessidades especiais é algo que temos alcançado através das oficinas de dança, isso é importante, pois não temos somente alunos portadores de necessidades especiais, os alunos do ensino regular também participam”, informou.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Ela ressaltou que os trabalhos já surtiram efeitos positivos no desenvolvimento dos alunos. “Já foi possível observar que houve uma melhora na concentração e na coordenação motora, principalmente pelo fato de que alguns deles não tiveram essa base de coordenação motora grossa”, destacou.
Os trabalhos tiveram início em 2009, e no mesmo ano o grupo participou do Concurso de Dança do Estado do Amazonas onde ficou em terceiro lugar com a apresentação ‘Anos Dourados’. Em 2010, o grupo ganhou a medalha de ouro com a ‘Dança Latina’.
Para o estudante Washington Perez Gama, participante do grupo, a dança é algo novo e ela tem ajudado no seu desenvolvimento. “Eu estudava em uma escola onde eu não participava de nada, aqui eu posso participar e eu gosto de dançar, no início eu não queria, mas agora eu gosto de participar de tudo”.
Rosilene Corrêa – Agência FAPEAM