Iphan vai autorizar acesso aos conhecimentos tradicionais
12/12/2012 – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ajudará o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) na autorização de acesso aos conhecimentos tradicionais para fins de pesquisa científica. O órgão foi credenciado pelo CGEN e faz parte de um processo de modernização e fortalecimento da gestão.
O CGEN, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, espera dar mais eficiência e agilidade ao processamento das solicitações. Parte do processo de credenciamento do Iphan exigiu que fosse feita uma capacitação com os gestores e técnicos do órgão sobre autorização de acesso.
De acordo com o Departamento do Patrimônio Genético (DPG) da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) do MMA, a importância econômica e os valores potenciais do uso dos recursos genéticos e da repartição de benefícios poderá elevar a novos patamares o valor de conhecimento e uso sustentável. Os analistas ambientais do DPG afirmam que este cenário cria expectativas para formação de uma nova bioeconomia.
Foto: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MMA