Jovem cria aplicativo musical para crianças e adolescentes autistas


Aos 24 anos de idade, o analista de sistemas David Lima desenvolveu, com a ajuda de mais três alunos da área de computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e sob a coordenação da professora Thais Castro, um aplicativo para iPad para auxiliar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Atraído pela área de acessibilidade, Lima teve a ideia de criar o aplicativo Music Spectrum em 2011, quando cursava o mestrado em informática na Ufam.

Atraído pela área de acessibilidade, Lima teve a ideia de criar o aplicativo Music Spectrum em 2011, quando cursava o mestrado em informática na Ufam. Foi nesse período que ele constatou a necessidade de se ter um software dessa natureza, conforme relatado em blogs e entrevistas por pais de pessoas autistas. Lima explica que a todo o momento muitos aplicativos são criados, a diferença do Music Spectrum é que ele foi desenvolvido tendo como base a pesquisa científica, procurando saber a real demanda do usuário, inserindo-o em todo o processo de construção do aplicativo. “Há toda uma pesquisa científica por trás desse aplicativo, que contempla saber as necessidades, tipo de design, testes de aplicabilidade e adequação do software ao perfil do usuário”, explicou.

Os jogos de memória musical e identificação dos sons dos instrumentos fazem parte das seis opções de jogos do Music Spectrum que utiliza som, ritmo, melodia e harmonia para fornecer suporte computacional adequado em sessões de musicoterapia, orientadas por terapeutas. Mas, segundo Lima, o aplicativo também pode ser utilizado em casa, sob a orientação dos pais e familiares de pessoas com autismo.

Com o objetivo de verificar a comunicação entre o aplicativo e o usuário, no início de maio foram realizados os primeiros testes de aplicabilidade com crianças da ONG Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa). Durante os testes com o jogo ‘Instrumentos’, foi evidenciada a necessidade de aprimorar o sistema. “O jogo consiste na identificação do nome e do som dos instrumentos. Quando a criança ou o adolescente clica em qualquer ícone, o nome do instrumento é exibido e o som pode ser ouvido. O fato de algumas crianças não saberem ler demandou o aprimoramento desse jogo com a inserção em áudio do nome do instrumento”, destacou Lima.

Segundo a presidente do Mupa, Maria do Socorro dos Santos, as crianças atendidas pela ONG conseguiram usar o aplicativo facilmente.  “Os jogos prendem a atenção delas, acalmando-as. Fiquei surpresa ao ver que o jogo conseguiu acalmar até as crianças mais agitadas, que nós temos aqui”, enfatizou.

Outra atividade lúdica presente no Music Specritum é a ‘Memória Musical’. O jogo é uma analogia ao jogo de memória tradicional, apresentando cartas que representam instrumentos. Ao encontrar as duas cartas com a figura de instrumentos iguais a imagem fica colorida e o som do instrumento é ouvido. “Nesse jogo também faremos adequações com a diminuição de cartas no início do jogo, que deverão ser aumentadas de acordo com a evolução para cada fase”, confirma Lima.

VIVER MELHOR/PRÓ-ASSISTIR

Disponível para download gratuito na loja da Apple Store a partir do mês de junho de 2014, o software é mais um dos oito projetos voltados para tecnologias assistivas, que recebem apoio do Governo do Amazonas.

Lançado em abril de 2012, o Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viver Melhor/Edital de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Viver Melhor/Pró-Assistir) foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A execução do programa  ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Lima avalia que criar um aplicativo de usabilidade para a maioria das pessoas é mais fácil do que para um público especial e diferenciado. “É oneroso desenvolver um aplicativo dessa natureza, por isso o apoio da Fapeam com bolsas e para a compra de equipamentos foi fundamental para o desenvolvimento do Music Spectrum”.

Todos os oito projetos contemplados pelo Viver Melhor/Pró-Assistir resultaram em produtos. Diante desse resultado, o portal CIÊNCIAemPAUTA produz uma Série de Reportagens sobre os esses produtos e suas aplicabilidades.

 

 

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

Fotos: Mirinéia Nascimento

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *