Lideranças da Associação Nacional de Pós-Graduandos no Amazonas visitam a Fapeam
Estudantes de pós-graduação que representam Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em suas instituições de ensino e pesquisa, estiveram, ontem (27/11), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para apresentar a agenda da Associação e falar de evento que deve ocorrer em 2024, em Manaus.
O grupo foi recebido pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, pela diretoria Técnico-Científica (Ditec) – Marcia Irene Andrade Mavignier, e pelas chefes de departamento Ana Cláudia Maquiné Dutra (Acompanhamento e Avaliação – Deac) e Verena Makarem Soares (Análise de Projetos – Deap).
A comitiva de visitantes foi composta por Letícia Carvalho (Universidade Federal do Amazonas- Ufam), Cleuton Arruda Fernandes, e Luiz Dias Júnior (Instituto Federal do Amazonas – Ifam), Victor da Silva Aquino (Fiocruz Amazônia), João Barros (Universidade do Estado do Amazonas – UEA) e por Priscila Duarte de Lira (Ufam).
Durante o encontro Márcia Perales destacou as ações da Fapeam que beneficiam a pós-graduação no Amazonas, e impactam na formação de recursos humanos altamente qualificados em níveis de mestrado e doutorado.
“O governador Wilson Lima tem a ciência, tecnologia e inovação como áreas estruturantes, prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Estado e isso se reveste em apoio e compromisso. Hoje, a Fapeam apoia 78 programas de pós-graduação stricto sensu no Amazonas. Somos o estado que mais investe em bolsas de mestrado e doutorado com recursos do tesouro estadual, e somos o segundo em investimento a auxílio pesquisa, além do valor de nossas bolsas estar entre os melhores do país. Esse compromisso com os estudantes e com a pesquisa fortalece o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no estado”, disse a diretora-presidente.
Priscila Duarte de Lira, que também é diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG informou que em 2024, os alunos pretendem realizar um encontro no Amazonas para debater questões relativas aos interesses da categoria para identificar oportunidades de melhorias para os discentes e reunir jovens pesquisadores.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os Portfólios Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas volumes 1 e 2, que apresentam um recorte de 100 pesquisas que evidenciam seus impactos e indicadores. Os portfólios podem ser acessados em https://www.fapeam.am.gov.br/portfolios-de-investimentos-e-resultados-de-pesquisas-vol-01-e-vol-02/
Outra iniciativa apresentada ao grupo foi o Programa de Dados Abertos da Fapeam, que visa democratizar o acesso à base de dados da instituição. A iniciativa busca ampliar a divulgação de informações das pesquisas científicas básica, aplicada e tecnológica, fomentadas pela Fundação, contribuindo assim para popularização da ciência, e também como subsídio para elaboração de políticas públicas, além de fortalecer o Movimento Global da Ciência Aberta. Esse Programa pode ser acessado em https://www.fapeam.am.gov.br/programa-dados-abertos-fapeam-2023-2025/
Por: Marlúcia Seixas/Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam