Livro que aborda produção cinematográfica da região amazônica é lançado em Manaus
23/11/2012 – Um panorama de como a Amazônia é retratada na sétima arte é o principal enredo do livro ‘Território Imaginado: Imagens da Amazônia no Cinema’, do doutorando no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), pelo Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Doutorado), Gustavo Soranz Gonçalves. A obra é resultado de sua dissertação de Mestrado em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação do doutor em Ciências da Comunicação Gilson Monteiro.
A obra
A pesquisa surgiu a partir das produções cinematográficas resultantes do programa ‘Documentos da Amazônia’, veiculado na TV Educativa, atual TV Cultura, no final dos anos 1970, quando se reuniram pessoas com interesse em fazer cinema. De acordo com Soranz, o material encontrado foi escasso e então foi decidido que era necessário ampliar o enfoque com o intuito de apresentar como é observada a região amazônica a partir de uma visão mais geral até a mais específica. “A ideia era mostrar como é essa diferença de representar a região a partir de diferentes enfoques, de que modo os estrangeiros repercutem o clichê, e finalmente relatar a experiência do final dos anos 70, onde um grupo de pessoas tenta subverter isso e passa a mostrar que há produção cultural e artística local”, explicou.
Resultados
Com os dados obtidos por meio da dissertação, foi possível ter conhecimento sobre o início dos trabalhos na área de TV e cinema na região. “O mais importante dessa experiência é repensar a história e a cultura do Amazonas, buscar identificar questões antropológicas; de que modo pensa esse lugar que se habita dentro da Amazônia; para produzir produtos culturais como cinema e televisão”, frisou.
Prêmio Literário Cidade de Manaus
Soranz conquistou na quarta-feira o Prêmio Cosme Alves Neto (Ensaio sobre Cinema) na 2ª edição do Prêmio Literário Cidade de Manaus, promovido pelo Conselho Municipal de Cultura e realizou o lançamento da publicação fruto de sua dissertação. Segundo o doutorando, o prêmio é bastante ambicioso por destacar obras desde poesia e contos a ensaios socioeconômicos. “É uma grande satisfação ter sido premiado. É uma conquista muito importante, uma vez que a premiação oferece a possibilidade de obras de temáticas não tão fáceis serem acessadas, e faz com que a gente tenha um amplo espectro disponível”, afirmou.
Doutorado e apoio da FAPEAM
Ainda neste ano de 2012, o pesquisador ingressou no Doutorado em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, com o projeto intitulado ‘Estética, experiência, experimentação: a contribuição de Trin T. Minh Ha à prática e à teoria do documentário’, sob a orientação do Prof. Dr. Marcius Cesar Soares Freire, e tornou-se bolsista do RH-Doutorado, da FAPEAM. Soranz afirma que esse apoio é fundamental para a formação profissional dos pesquisadores do Estado. “Graças à FAPEAM eu estou conseguindo viabilizar esse doutorado. É muito importante essa oportunidade de o pesquisador ir até os centros de formação em outros Estados e retornar trazendo a experiência acumulada e o conhecimento desenvolvido lá”, destacou.
Soranz também é bolsista egresso do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica da FAPEAM, onde atuava como editor da TV FAPEAM.
Programa RH-Doutorado
Esse programa consiste em conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes em outros Estados da Federação nas áreas de Humanas, com exceção de arqueologia; Exatas e da Terra; Agrárias; Sociais e Aplicadas; Engenharias, com exceção das engenharias agrícola, Materiais, Metalúrgica, Naval, Química, Sanitária; Biológicas, com exceção de farmacologia; Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
Agência FAPEAM