Manaus vai sediar o 1º Congresso Brasileiro Internacional sobre Vespas


05/12/2012 – Pela primeira vez no Brasil, e em particular na Amazônia, um encontro vai reunir especialistas internacionais, nacionais e regionais, além de estudantes, para juntos discutirem temas voltados para as vespas. É o ‘1º Congresso Brasileiro Internacional sobre Vespas’ que vai ser realizado no período de 1º a 5 de julho de 2013 na cidade de Manaus (AM).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com o doutor em Entomologia, pesquisador e coordenador do evento, Marcio Luiz de Oliveira, o encontro é o primeiro do gênero no Brasil, será realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e conta com o apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

Oliveira explica que o evento tem como público-alvo, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, professores e pesquisadores de Manaus, do interior do Amazonas e de outras partes do Brasil e países vizinhos, além de pesquisadores agrônomos e estudantes que trabalham com o controle biológico de pragas agrícolas, os que trabalham com polinização de plantas nativas ou cultivadas. Com destaque para pesquisadores químicos e bioquímicos interessados em potencialidades dos venenos de vespas.

"As expectativas são de que a partir desse encontro, passem a ocorrer outros eventos sobre vespas no Brasil a cada dois anos como já acontece com as formigas, abelhas e outros grupos de insetos. Que nos próximos anos haja ingresso de mais alunos interessados em estudar sobre vespas em cursos de pós-graduação sediados em Manaus, no Brasil e no exterior”, destacou.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/aamarcio.jpgO pesquisador ressalta ainda, que o evento vai possibilitar o intercâmbio de conhecimento sobre vespas entres os participantes e apontar novos rumos de investigações para o grupo, despertando vocações em estudantes locais, assim como promover a parceria entre instituições locais, de outros Estados e do exterior.

“Nossa intenção é de que, a partir deste evento, aumente o número de pesquisas com vespas na Região Amazônica e o número de publicações científicas e educacionais voltadas para o tema, além de parcerias entre instituições sediadas em Manaus e região como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Biologia da Amazônia (CBA) e outras instituições do Brasil e do exterior”, ressaltou.

Convidados

Para participar do evento, foram convidados especialistas regionais, nacionais e internacionais como um dos grandes especialistas em estudo de vespas, o doutor James Carpenter, do Museu Americano de História Natural (New York/EUA). O especialista abordará o tema ‘Sistemática de vespas neotropicais’. O evento contará com a participação de doutores dos Estados Unidos que vão conhecer e discutir sobre a o estágio atual do  conhecimento sobre vespas no Brasil e na Amazônia.

Entre os resultados esperados, está o lançamento de um livro com as conferências regionais, nacionais e internacionais e os demais trabalhos apresentados. Além da disponibilização dos principais resultados na internet e nos principais meios de comunicação.

Ssrc=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/aamap.jpgobre Vespas

As vespas fazem parte de um importante grupo de insetos que atua como controlador natural de outros insetos, como polinizador de várias espécies vegetais e seu veneno possui enorme potencial para uso em medicina. A  Região Amazônica abriga uma das maiores diversidades de vespas (cabas ou marimbondos) do planeta.

Sobre o Parev

Para o pesquisador, sem o apoio da FAPEAM seria impossível a realização do evento. “A Fundação  é uma das mais importantes ferramentas para se despertar vocações e alavancar o desenvolvimento e a divulgação científica”, finalizou.

O Parev objetiva apoiar, parcialmente, a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, workshops, seminários, palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *