Mini-cursos incentivam professores e alunos a aprenderem juntos em sala de aula


Tabatinga/AM. A contar pelo número de pessoas em cada sala, uma média de 35, e o envolvimento dos participantes nos 40 mini-cursos realizados pelo horário da manhã durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Tabatinga, o evento já pode ser considerado um sucesso pelos organizadores.

A atividade, que dá aos participantes um ganho de conhecimento em várias áreas de acordo com os temas oferecidos, serve como uma injeção de ânimo, principalmente para professores e alunos da cidade sede do evento que, juntos, assistem atentamente aos ensinamentos repassados pelos professores convidados.

Entre os temas dos mini-cursos, alguns se destacam pelo ineditismo, como o que trata da “Extração de DNA e RNA de plantas e animais amazônicos” ou o mini-curso sobre “Astronomia básica para professores do ensino fundamental e médio” oferecidos pelos professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), João Batista Garcia Canalle, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Oliveira Souza, convidados especialmente para a SBPC.

Segundo o professor da UERJ, a experiência está sendo muito proveitosa, pois o público do mini-curso que ele ministra, formado por professores e pessoas da comunidade, é carente de informações sobre o tema abordado e demonstra interesse pela Astronomia (tamanho dos planetas, identificação das constelações, estrelas ou como observar o céu por meio de uma luneta etc.). A idéia é que os participantes terminem a atividade levando não só o conhecimento, mas a possibilidade de experimentarem, na prática, noções básicas sobre a astronomia que é ensinada nas escolas.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/adm/imgeditor/image/asstronomia.JPG

“Esta é a diferença deste mini-curso, eles vão sair daqui com informação e materiais como balões e lunetas que serão doados por nós para aplicarem aos alunos nas salas de aula. Essa é uma iniciativa da SBPC que tem o apoio da UFRJ e da UERJ, com recursos do Conselho Nacional de desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)”, finaliza.

Para o professor do ensino médio das disciplinas de física e matemática da Escola Estadual Marechal Rondon, em Tabatinga, que participa do mini-curso sobre Astronomia, tudo o que está sendo repassado pelos professores serve como um aprimoramento e será útil durante as suas aulas.

“Eu estou aprendendo aqui informações de grande utilidade para aplicação em sala de aula com os meus cerca de 150 alunos. Por meio de exemplos, experimentações e aplicações a partir de materiais alternativos como balões e tiras de papel, todos divulgados no mini-curso, entenderemos melhor os tamanhos e as distâncias dos planetas. Certamente, será mais fácil repassar esses conhecimentos aos nossos alunos”, comenta, acrescentando que é uma pena que só seja possível participar de um mini-curso, o ideal seria a realização de outros eventos como este, pois eles acabam servindo para capacitar os professores locais.

Observatório noturno
Outra atividade relacionada à Astronomia, também organizada pelos professores do Rio de Janeiro é a observação dos objetos celestes a partir do céu de Tabatinga. A atividade é aberta a todos os interessados, não só aos participantes do evento, e terá início hoje a partir das 19h no campo de futebol ao lado da Escola Marechal Rondon. No local, será instalado um telescópio computadorizado para que os interessados possam ver estrelas e planetas.

Os mini-cursos, que iniciaram no dia 18, acontecem até o dia 20 de março paralelamente a outras atividades como as conferências e grupos de trabalho.

Ulysses Varela – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *