Municípios do Amazonas recebem atividades da Semana de Ciência e Tecnologia


18/10/2011 – Parcerias entre instituições de ensino e pesquisa do Amazonas vão tornar possível a realização da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nos municípios de Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), promoverá ciclos de palestras, shows de talentos, minicursos, exposição de artesanatos, cine ciência e feira de livros.

A programação teve início na última segunda-feira, 17 de outubro, e se prossegue até o próximo sábado, 22 de outubro, em cidades como Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. O diferencial deste ano é que os horários, dependendo do município, serão estendidos até as 22h. O objetivo é alcançar o público adulto, o trabalhador que não tem tempo nos horários da manhã e da tarde. A meta é fazer com que esse público entenda que a ciência não é algo distante do cotidiano.

As ações serão realizadas via parcerias interinstitucionais com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).

Conforme a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia de Albuquerque Simão, a interiorização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um compromisso do Governo do Estado, que é concretizado com o auxílio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev). Ela explica que os pesquisadores têm recebido investimentos para promoção congressos, simpósios, workshops, palestras, oficinas e seminários, a nível regional, nacional e internacional.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O Parev tem ajudado a superar os problemas logísticos da Amazônia, salienta a diretora-presidenta. “Hoje, a ciência e a tecnologia têm sido descentralizadas, o que envolve o esforço interinstitucional diante do desafio de desenvolvimento sustentável. Temos que mostrar que é fundamental investir em C&T”, salientou Maria Olívia.

Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Teixeira Sena, a interiorização é uma preocupação antiga, que envolve o fortalecimento da ciência nos municípios amazonenses. Ele destaca o Estado conseguiu construir uma cultura científica. “Espontaneamente diversos municípios começam a organizar ações para a SNCT, o que é uma vitória”, comemorou.

O evento visa disseminar o conhecimento científico, conforme o secretário, e tem obtido bons resultados por meio da iniciativa de estudantes, professores, pesquisadores e gestores dos municípios.

A professora da Unidade da UEA de Itacoatiara, Deolinda Ferreira, afirma que durante a SNCT será realizado o 4º Simpósio Interinstitucional, que conta com o apoio da Ufam e do Cetam.

O evento contará com palestras, minicursos e atividades de portas abertas. Paralelamente, também ocorrerá o 3º Seminário de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e a 3ª Semana de Engenharia Florestal. As atividades são voltadas à comunidade acadêmica e à população. “Em 2010, cerca de 2 mil pessoas participaram dos encontros. O público estimado para a 8ª SNCT é de aproximadamente 3,5 mil”, finalizou.

Programação no interior da 8ª SNCT 

COARI

17 a 22 de outubro

Solenidade de abertura: 14 de outubro / 18h – Auditório Municipal Silvério José Nery – Estrada do Aeroporto s/n, bairro União

Estação Ciência – 21 a 22 de outubro /8h às 11h; 14h às 17h – Ginásio Poliesportivo Geraldo Granjeiro – Rua 2 de Dezembro s/n, bairro Tauá-Mirim

Pesquisador vai à escola

Portas Abertas

Ciclos de Palestras

Show de talentos

ITACOATIARA

17 a 21 de outubro / 8h às 22h

Solenidade de abertura: 17 de outubro / 18h30 – Auditório da Ufam – R. Nossa Sra. do Rosário, 3863, Tiradentes

4º Simpósio Interinstitucional Ufam/UEA/Cetam

3º Seminário de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e 3ª Semana de Engenharia Florestal

Palestras

Minicursos

Apresentação de trabalhos

Exposições: artesanato, tecnologias empresariais

Atividades Culturais: orquestra, oficina de dança/Ufam, violão e violino, teatro

Feira de livros – Editora da Ufam

Portas Abertas

Jogos interativos

Apresentação dos trabalhos do Programa Ciência na Escola

TEFÉ

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – 17 a 19 de outubro / 8h30 às 21h

Solenidade de abertura: 17 de outubro / 8h30 – Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – Estrada do Bexiga, 2584, bairro Fonte Boa

Tenda da Ciência: exposição da análise da água na reserva Mamirauá, lançamento da Cartilha Peixes da Amazônia e de Manejo Florestal comunitário, lançamento do Projeto Aquavert e do novo site do Instituto Mamirauá

Palestras

Mostra de filmes

Oficinas sobre os peixes amazônicos

Exposições: acervo entomológico, maquetes de ninhos de quelônios, tecnologias sustentáveis, material biológico

Universidade do Estado do Amazonas – Centro de Estudos Superiores de Tefé – UEA/Cest – 20 a 23 de outubro

Estrada do Bexiga, 1085, Jerusalém

Solenidade de abertura: 17 de outubro / 19h00 – Área de Convivência – UEA/Cest

Palestras

Sessão de Comunicação Oral

Minicursos

Oficinas: Ciências, Química, Gênero Textual, Fotografia, dentre outras

Mesa-redonda

Feira da Ciência – ‘Show da Química’

Apresentações Culturais

 

TABATINGA

17 a 19 de outubro / 8h às 22h Solenidade de abertura: 17 de outubro / 8h – Auditório da UEA – Av. da Amizade, 74, Centro

Simpósio Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão – parceria entre o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga e o Instituto de Investigaciones de la Amazonía Colombiana (Sinchi)

Oficinas

Cine Ciência

Exposições de trabalhos científicos

Palestras

Minicursos 

Luís Mansuêto – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *