Nanotecnologia ganhará novo impulso no País


 13/12/2012 – Integrantes do Comitê Interministerial de Nanotecnologias (CIN) discutiram nesta semana, em Brasília, os próximos passos para a finalização do documento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), que servirá de orientação para ações, programas e investimentos do governo brasileiro na área. Essa foi a segunda reunião do comitê, que deu partida, ainda, para a elaboração de um levantamento detalhado dos investimentos realizados.  

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A ideia, com o levantamento, é sistematizar as informações – atualmente dispersas – tanto das diversas áreas de governo como do setor empresarial e de outros segmentos. Na pauta do encontro, foram apresentados os resultados de grandes eventos promovidos no último mês na área e, também, foi levantada a questão da regulação da nanotecnologia no Brasil, assunto considerado de grande importância pelos membros.

Sobre o comitê interministerial

O CIN foi criado pela Portaria 510, de 10 de julho, com a finalidade de  assessorar os ministérios na integração da gestão, na coordenação e no aprimoramento das políticas, diretrizes e ações voltadas ao desenvolvimento das nanotecnologias no Brasil. É integrado por um representante e um suplente de dez ministérios, sendo o MCTI responsável pela sua coordenação. 

Cabe ao comitê, entre outras atribuições, propor mecanismos de acompanhamento e avaliação de atividades na área, bem como formular recomendações de planos, programas, metas, ações e projetos integrados para a consolidação e a evolução das nanotecnologias no país, indicando potenciais fontes de financiamento e os recursos necessários para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os integrantes se reuniram pela primeira vez em 31 de outubro.

Ouça a reportagem da RádioWeb C&T, clique aqui.

Fonte: Ascom/MCTI

Maisnotícias>>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *